Você já ouviu falar em Casamento Boho?

Tempo de leitura: 7 minutos

É fato que o estilo de um casamento depende totalmente da personalidade dos noivos. Alguns são mais clássicos, outros mais despojados… mas um modelo que ganhou muito destaque e se tornou o queridinho de muita gente é o estilo boho.

O casamento boho é ideal para quem gosta de misturar a natureza com elementos rústicos. Também combina perfeitamente com aquelas pessoas que amam colocar a mão na massa, afinal, o do it yourself tem tudo a ver com o boho.

Você se identificou com essas ideias?

Então, não deixe de conferir o conteúdo que preparamos para você, contando tudo sobre o estilo. Aqui, você encontra informações sobre o que é o boho, de onde surgiu, como fazer um casamento nesse modelo, o que servir e quais looks usar. 

Acompanhe!

IMAGEM: https://br.freepik.com/fotos-gratis/decoracao-de-casamento-no-estilo-boho_8667464.htm#page=1&query=boho%20wedding&position=2

A origem do boho

O termo é derivado da palavra bohemian (boêmio, em português), que remete a um jeitinho nada convencional de viver. 

No século XV, eram chamados boêmios os ciganos da França, mas a palavra foi ressignificada até ser associada a pessoas que prezam pela liberdade em todos os âmbitos.

O conceito inicial é relacionado às artes, literatura e modo de vida, mas chegou a se popularizar nos dias atuais através da moda. Assim surgiu o boho, que inclusive bebe da fonte do hippie, movimento de paz e amor dos anos 1960 e 70.

Já consegue imaginar visualmente como é o estilo, não é mesmo?!

O que é o boho e qual a sua essência?

Tendo em vista a maneira como nasceu o boho, fica bem fácil ter uma noção do que ele é e quais são suas principais características. O boho é uma tendência dos anos 2000 que, aliás, entrou em cena nessa época e nunca mais saiu.

Seus principais elementos são:

  • Presença da natureza;
  • Cores terrosas, o verde e outros tons de paisagem;
  • Simplicidade;
  • Consciência ecológica;
  • Uso de itens vintage/retrô.

Apesar de, em alguns casos, ser adotado como estilo puramente estético, o boho tem também suas raízes culturais e étnicas. 

Bom… não é o foco do artigo nos aprofundarmos nessa vertente do tema, mas é bastante interessante conhecer os movimentos antecedentes antes de incorporar o boho a um evento, não é?!

Agora, quer saber como é o casamento boho? Continue acompanhando!

Como aplicar o estilo no seu casamento

Esse tipo de evento tem sido o queridinho das noivas e noivos contemporâneos. E se engana quem pensa que, por ter uma origem tão remota, o estilo tem cara de algo ultrapassado.

Não é nada disso! 

O boho é uma espécie de mix entre antiguidade e modernidade, afinal, é uma releitura do hippie. Por isso, seu casamento será inesquecível com a combinação perfeita de características que envolvem o boho.

Há quem prefira o casamento boho chic, que traz uma pincelada a mais de sofisticação. Já para quem está conectado com os movimentos dos anos 1960 e 70, o boho rústico atende bem às expectativas.

IMAGEM: https://br.freepik.com/fotos-gratis/area-cerimonial-decorada-ao-ar-livre-com-cadeiras-transparentes-modernas-e-um-lindo-enfeite-com-muitas-arvores-e-plantas_7250326.htm#page=1&query=boho%20wedding&position=41

O ambiente no casamento boho

Os espaços naturais são os preferidos para o casamento boho: fazendas, sítios, jardins ou praias. No entanto, é possível recriar essa essência mesmo em um ambiente fechado, o que veremos mais adiante.

O mais interessante é que a proposta é ser mais intimista, ou seja, um mini wedding é perfeito para esse formato.

A decoração

Pense em uma decoração com muita, mas muita flor. Pensou? Se juntarmos as flores com peças feitas à mão, mobílias vintage e luzes espalhadas pelo espaço, já dá para visualizar um casamento boho.

As noivas e os noivos que optam por esse tipo de cerimônia devem gostar de uma  decoração de festas natural: galhos secos, folhagens, flores orgânicas. Não é por acaso que os espaços abertos são os mais adequados, porém, a decoração boho pode compor perfeitamente um local fechado também.

Além de flores diversas, uma forte tendência boho são os itens DIY, mas é bom lembrar que são mais trabalhosos para serem feitos. Vale incorporar peças em crochê, macramê, filtro dos sonhos e tudo que traga leveza ao local do evento.

A iluminação, ponto chave para o aconchego, pode ser feita com cordão luminoso e luminárias artesanais. Ah, e dá para distribuir velas em pontos estratégicos, dando um ar mais romântico ao evento.

Na hora da entrada da noiva, nada de tapete vermelho tradicional.

Você pode inovar na passadeira com tapetes estampados nas cores escolhidas para seu casamento boho. Inclusive, é possível utilizar vários tapetes juntos, de diferentes tamanhos, o que garante um caráter alternativo e diferenciado na sua cerimônia.

E a mobília não pode ficar de fora! Os móveis rústicos e vintage têm o seu lugar reservado no casamento boho.

A paleta de cores

Sim, o casamento boho pode ser bem colorido, mas não costumam ser tons vibrantes e chamativos. As tonalidades mais comuns são marrom, verde, bege e marsala. Combinadas a elas, entram cores como laranja, rosé, turquesa e amarelo.

Elas podem ser aplicadas a objetos como sousplats, guardanapos, almofadas, flores, taças.

O que servir no casamento boho?

O clima do casamento boho está longe do convencional, e com os alimentos não seria diferente. Dificilmente em um evento desse formato será servido um estilo de buffet como à inglesa ou à francesa.

A gastronomia do boho é simplificada, sem deixar de ser deliciosa. O protagonista desse tipo de recepção é a finger food, combina muito uma mesa gastrônomica com salumeria, saladas e queijos, e como prato principal uma carne vermelha com acompanhamentos! Que tal acrescentar uma receita de família para o prato principal? Outra opção seria servir comidas étnicas.

Para o bolo, nossa dica é apostar no naked cake decorado com itens naturais, frutas ou até mesmo penas.

O que a noiva e o noivo devem vestir?

Por último, e extremamente importante: quais looks combinam com o casamento boho?

A noiva

Esqueça o vestido rodado e cheio de camadas. A noiva boho utiliza vestidos menos volumosos, mas tão lindos quanto. Lembra da influência hippie? É por essa linha que você deve seguir ao escolher sua vestimenta.

Os vestidos boho são mais leves e soltinhos, confeccionados em tecidos fluidos ou renda. A transparência também é bem-vinda, assim como um belo decote nas costas. 

Um vestido esvoaçante somado a um buquê de flores excêntricas, um penteado soltinho e uma make iluminada é tudo que a noiva boho precisa para brilhar!

O noivo

Terno convencional não tem espaço no casamento boho, pelo contrário, é hora do terno despojado fazer as honras no altar. O traje do noivo pode ser colorido, dentro da paleta escolhida, ou até mesmo estampado.

Acessórios como chapéu e suspensórios fazem sucesso entre os noivos boho, além de coletes por baixo do blazer.

E então, gostou?

O casamento boho é o estilo queridinho entre os mais jovens. Suas características envolvem uma estética campestre, retrô e despojada ao mesmo tempo, ideal para quem leva um modo de vida livre e ligado à natureza.

Inclusive, esse formato permite que você faça uma celebração sustentável, seja na escolha dos materiais decorativos e embalagens, seja na escolha de um vestido usado.

Está planejando fazer um casamento boho? Conheça o Buffet Catharina e saiba como podemos te ajudar! Acesse nosso Instagram, Facebook e Youtube.