Roteiro de jantar: o que e como servir?

Tempo de leitura: 7 minutos

Quem vai organizar um encontro para os amigos e familiares precisa pensar na lista de convidados, no cardápio e, principalmente, no roteiro de jantar.

Eventos desse tipo costumam ser vistos como complexos porque podem possuir várias etapas que devem seguir uma ordem específica. Mas, acredite, é mais tranquilo do que muitos imaginam.

Se você quer dicas para preparar adequadamente seu jantar e surpreender os convidados, veio ao lugar certo! Neste artigo, você conhecerá os tipos de jantar, a ordem para servir os alimentos, quais são os talheres adequados, e mais!

Continue a leitura.

Tipos de jantar

Reunir pessoas queridas para compartilhar momentos de descontração é algo mais do que especial, e nessas horas não pode faltar uma boa refeição para acompanhar, não é!?

Se você quer agradar os seus convidados, é preciso pensar nos detalhes e, antes de qualquer coisa, planejar, escolhendo o tipo de jantar ideal para servir.

Nós, do Buffet Catharina, separamos algumas opções, veja:

Jantar casual

Um jantar casual é realizado sem uma ocasião especial, não se trata necessariamente de uma comemoração ou algo do tipo. A ideia é ter momentos agradáveis ao lado da família e dos amigos ou, quem sabe, fazer um jantar para casais.

Nesse sentido, não é preciso se preocupar tanto com decoração e afins. Apenas um bom cardápio e um ambiente limpo e organizado já conseguem cumprir o papel de aconchego para os convidados.

Jantar sofisticado

Por outro lado, quando se fala em ocasiões especiais e celebrações, o jantar sofisticado é a opção ideal. Pode ser um jantar de casamento, de bodas ou até mesmo um aniversário requintado.

Para esses tipos de eventos é fundamental ter em mente o que será servido, o roteiro de jantar, o estilo de decoração, a apresentação dos pratos e tudo mais.

Jantar temático

Jantares temáticos pedem pratos típicos e uma decoração especial. Esse modelo de confraternização costuma ser feito em datas comemorativas e é bom caprichar nos detalhes!

Agora, fica a seu critério se vai ser uma festa temática casual ou elegante.

O roteiro de jantar e a ordem do que é servido

Uma vez que você escolheu o tipo de evento que realizará, resta entender em que momento cada prato deve ser servido.

A lista que elaboramos a seguir vale para um jantar completo, mas pode ser adaptada para reuniões mais simples, com menos etapas.

Mas antes, um aspecto muito importante no preparo do cardápio: tenha conhecimento das preferências alimentares de todos, especialmente das restrições.

Verifique também se há pessoas vegetarianas ou veganas na sua lista e ofereça uma opção para quem não come alimentos de origem animal. Assim, cada convidado se sente acolhido!

Agora sim, confira a ordem ideal do roteiro de jantar:

1. Primeiro, o aperitivo

Nada como um bom aperitivo para abrir o apetite antes da refeição. Pode ser um tipo de petisco de sua preferência ou uma pequena dose de bebida, como whisky. Isso vai depender do perfil dos convidados também.

2. Em seguida, a famosa entrada

A entrada varia principalmente de acordo com a estação do ano, podendo ser fria ou quente. Para entradas frias, saladas são uma ótima alternativa, acompanhadas ou não de outros elementos, como torradas e frios.

Já as entradas quentes são as sopas, os caldos ou cremes. Lembre-se que a entrada serve para “forrar o estômago” antes da refeição principal.

3. O esperado prato principal

O terceiro item no roteiro de jantar é o mais esperado: o prato principal! A elaboração desse prato deve ser pensada de forma compatível com o formato do evento que você pretende dar.

Nos jantares formais, por exemplo, são servidas massas, peixes, aves ou carnes vermelhas acompanhadas de legumes. Os jantares mais simples, por sua vez, podem conter, por exemplo, uma massa com um ou dois sabores ou um quiche com um ou dois sabores.

Em alguns casos, pode-se colocar mais de uma opção no cardápio.

4. Extra: os queijos são grandes aliados

Esse elemento do roteiro de jantar é uma tradição francesa opcional e geralmente está presente em reuniões de maior sofisticação.

Os queijos auxiliam na dissipação dos sabores do prato principal, por isso vêm nesta ordem. Podem ser substituídos por algumas frutas, como uvas e morangos, ou nozes.

5. A tradicional sobremesa

Hora de incluir os doces nesse cardápio!

Há quem prefira servir um sorbet entre os pratos ou antes da sobremesa propriamente dita, o que é opcional. As sobremesas podem ser tortas, pudins, mousses, frutas em calda, ou ainda, se quiser algo prático (sem talheres e sem louça) você pode servir doces e bombons.

6. Para finalizar, café ou licor

Para auxiliar na digestão, você pode servir um café ou licores digestivos após a sobremesa. As pessoas podem estar ainda à mesa ou em outro ambiente para apreciar o último item de um roteiro de jantar completo.

Especificações de vasilhames e talheres de acordo com o tipo de jantar

Tudo nos conformes com o roteiro de jantar?

Ótimo, agora podemos passar para outro ponto muito importante: os talheres e acessórios para compor a mesa perfeita.

Garfos

O garfo de mesa é o mais comum, ao qual estamos habituados no dia a dia. O tamanho é grande e possui 4 dentes com o mesmo espaçamento entre eles. O garfo para salada é mais largo, facilitando a dobrar as folhas.

Já o garfo para peixe é menor, com o dente central maior que os outros, o que facilita na retirada das espinhas do animal. Por fim, o garfo de sobremesa é menor que os demais e tem pontas levemente mais afiadas.

Facas

Facas de mesa seguem a mesma dinâmica dos garfos de mesa, possuem serras mais discretas para ajudar a cortar os alimentos e colocá-los no garfo. Para cortar carnes, a faca precisa ter as serras maiores.

A faca de peixes, por outro lado, não é muito afiada, mas possui uma ponta mais saliente que as outras e é menor que a faca de mesa. Para a sobremesa, a faca é pequena e sem serras.

Colheres

A diferença entre as colheres é apenas o tamanho. As maiores funcionam para sopas, as médias combinam com a sobremesa e as pequenas servem para o café ou chá.

Catharina To Go: um sonho de refeição!

É um prazer informar que temos um novo serviço, o Catharina To Go!

Somos famosos por nossos tradicionais buffets e agora também oferecemos o serviço de pratos deliciosos para serem consumidos na casa dos nossos clientes.

Nossos menus foram criados pela chef Cristiane Matos, formada pela Le Cordon Bleu, que teve toda a atenção e carinho ao montar refeições com os sabores inesquecíveis das culinárias italiana e francesa, nossas marcas registradas.

Foram desenvolvidas diversas opções de entradas, pratos principais e sobremesas para todos os gostos. Temos também cardápios temáticos para datas como o Dia dos Namorados, Festa Junina e tantas outras.

Apenas um gostinho: no especial de Dia dos Namorados, os casais ganharam buquê de morangos frescos servidos com creme anglaise, chocolate meio amargo e calda de frutas vermelhas.

Além disso, os noivos que decidirem fazer uma pequena celebração de casamento podem escolher entre os 4 Kits Festa, com opções deliciosas de salgados e doces para eventos de até 10 pessoas.

Toda a preparação é feita com os cuidados habituais e os exigidos pelo momento atual, com uma equipe atenta às rotinas de limpeza, higienização dos alimentos e zelo pela segurança alimentar.

Nós já tínhamos esse sonho de atender nossos clientes no conforto de suas casas e agora isso é realidade. Você pode ter um roteiro de jantar no seu lar, preparado por um dos buffets mais deliciosos e tradicionais de Belo Horizonte, o Catharina! Entre em contato conosco.