Como agregar comida japonesa no cardápio do meu evento

Tempo de leitura: 6 minutos

A comida é uma das coisas que mais chamam atenção em uma festa. Até mesmo organizar um jantar em casa com comida japonesa pode ser uma ótima maneira de encontrar amigos e familiares e compartilhar uma comida saborosa e saudável.

Quando considerada para um evento, a experiência dos convidados tendo a opção de comer comida japonesa pode ser elegante e agradável. Com certeza as pessoas que apreciam a culinária lembrarão do seu evento por muito tempo.

No artigo de hoje, nós separamos algumas curiosidades sobre a culinária japonesa, bem como dicas para você agregá-la ao cardápio da sua comemoração!

Acervo: https://www.pexels.com

Como a comida japonesa se popularizou no Brasil?

Na década de 1990 a comida japonesa se tornou muito popular no Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, e o principal motivo dessa popularidade foi o fato de ser uma culinária bastante saudável.

Os restaurantes, então, optaram pelo sistema de rodízio, readaptando receitas para tornar os pratos mais atrativos e agradar o paladar da maior parte possível dos brasileiros que buscavam a novidade que vinha do Japão.

Existem 3 tipos de restaurantes de comida japonesa no Brasil, os tradicionais, que mantém a originalidade dos pratos, os contemporâneos que utilizam técnicas de readaptação desses pratos, e os de rodízio que usam ingredientes não tradicionais como frutas, cream cheese, nutella, entre outros.

Por que devo considerar colocar comida japonesa no meu evento?

Por ser uma culinária com bastante variedades, a comida japonesa oferece pratos para diferentes tipos de pessoas e gostos, como por exemplo as que possuem restrições alimentares.

Sendo uma ótima opção para qualquer tipo de evento, desde os pequenos até os de grande porte, os pratos de comida japonesa trazem elegância e requinte para o ambiente, já que é um tipo de comida bem sofisticada.

Outro fator que faz parte desse sucesso, é a popularidade que a comida japonesa possui, como citado anteriormente, a culinária do Japão foi bem recebida pelos brasileiros e hoje faz parte da alimentação de grande parte da população do Brasil.

Aposte na variedade, como a própria culinária oferece várias opções de pratos, quanto mais diversificada for sua mesa de comida japonesa melhor, pois além de agradar o paladar de diferentes pessoas, mais colorida a mesa ficará, decorando sua festa com bastante elegância.

Por isso aí vão algumas opções do que pode ser servido no buffet:

Maki

Maki é o típico sushi roll que você vê em restaurantes, um cilindro cortado em 6 ou 8 peças.

Acervo: https://br.freepik.com

Uramaki

Uramaki é um tipo de sushi enrolado em que o arroz fica do lado de fora, ao invés de enrolado dentro do nori.

Acervo: https://br.freepik.com

Temaki

Temaki é um cone feito com os mesmos ingredientes do maki, mas destinado a uma única pessoa.

Acervo: Pinterest.com

Sashimi

O sashimi é especificamente frutos do mar crus e frescos, como atum ou salmão.

Acervo: https://br.freepik.com

Tempura

Tempura é um prato japonês popular em que os alimentos (mais comumente frutos do mar, vegetais ou sushi) são levemente maltratados e fritos para criar uma cobertura leve e crocante.

Acervo: https://www.pexels.com

Sopa de Missô

A sopa de missô é uma sopa tradicional japonesa feita principalmente de pasta de missô, dashi (caldo) e ingredientes adicionais, como vegetais, algas marinhas e tofu.

Acervo: https://br.freepik.com

Risoto de shimeji ou shitake

Um risoto com shimeji e o shitake, que são tipos de cogumelos comestíveis.

Acervo: https://www.pexels.com

Sunomono

Essas saladas leves e refrescantes com vinagre são um ótimo começo para qualquer refeição, pois a acidez do vinagre ajuda a abrir o apetite.

Acervo: Pinterest.com

Teppanyaki

Teppanyaki refere-se a pratos japoneses que são normalmente preparados em uma grande assadeira de ferro plana, que normalmente é aquecida por gás propano.

Acervo: Pinterest.com

Há 3 tipos de formas diferentes para se servir a comida japonesa em seu evento, e aqui vamos explicar como você pode utilizar cada uma delas.

Buffet exposto

Se optar por esse estilo, o buffet deve ter um espaço reservado para fazer parte da decoração de sua festa, podendo ser servido fresco e de acordo com a demanda ser reposto, além disso para compor o ambiente você pode usar tatames, leques e até mesmo garçons vestidos à caráter.

Porções individuais

Nesse caso a comida japonesa é servida na mesa dos convidados pelos garçons, é uma boa opção para quem quer mais praticidade mas isso implica em um menu predefinido, limitando seu convidado a comer apenas o que é servido, sem a possibilidade de o mesmo montar seu prato.

Sushi bar

Mas se sua intenção é ter praticidade e também oferecer liberdade para seu convidado na hora de escolher o que comer, você pode ter um sushiman para preparar os pratos e servir os convidados, já que a comida japonesa precisa ser fresca e reposta com frequência.

É interessante servir só comida japonesa em um evento?

Se seu evento for temático, logo seus convidados estarão cientes de que a culinária será japonesa, e se você conhece bem o gosto de quem estará presente, saberá se vale a pena investir somente em comida japonesa ou não.

Mas se sua intenção é agradar a todos que estarão presentes, deve se levar em consideração a possibilidade de haver pessoas que não gostam de comida japonesa, sendo assim, é mais interessante servir também outro tipo de comida além dos pratos do Japão.

Concluindo o conteúdo de hoje

Planejar o menu de um jantar japonês é um pouco diferente do que planejar um jantar no estilo americano. Em contraste com os vários pratos servidos em um jantar americano, todos os componentes de uma refeição japonesa são servidos ao mesmo tempo, com exceção da sobremesa.

Porções menores de cada parte da refeição são servidas a cada indivíduo, ao invés de focar na proteína sendo o maior componente do prato, agraciada com alguns itens colaterais.

Quer uma experiência culinária no conforto da sua casa?

O Buffet Catharina, com mais de 65 anos de história e reconhecimento, possui opções incríveis de serviços de buffet, para ajudar você a se preparar para suas comemorações pós-pandemia. Acesse o site e confira!

Se você quer uma comemoração intimista, é fácil com o Catharina Gastrô, um serviço feito sob medida para que você possa saborear a nossa culinária na sua casa ou na sua empresa. Olha o sucesso e a maravilha da Paella do Buffet Catharina.

Siga-nos nas redes sociais para acessar vários conteúdos como este: Instagram | Facebook.