Paella, um incrível prato com diversas combinações

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando se quer fazer uma festa com bastante requinte, onde os convidados tenham uma ótima experiência gastronômica, a dica é apostar em uma das opções de pratos que tenha diversas combinações como a Paella!

Uma comemoração com um buffet generoso é sempre memorável. Servir entradas, acompanhamentos, pratos principais e sobremesas em uma mesa posta tem o seu charme único, não é mesmo?

Na postagem de hoje você vai saber sobre este prato típico espanhol, que é um dos queridinhos na hora de escolher o que servir nos eventos.

Foto: Acervo Buffet Catharina

Como é o prato Paella?

A Paella é o prato com arroz mais popular da Espanha e o ícone de sua culinária. É muito difícil ver uma panela grande cheia deste prato incrível e não sentir fome na mesma hora!

A palavra “paella” originalmente se referia à panela grande e rasa em que o prato de arroz era cozido. Usar a panela certa é tão importante para obter resultados perfeitos, então hoje a palavra pode se referir tanto ao prato quanto a panela.

Aquele brilho dourado-alaranjado quente do arroz, as tiras de vegetais verdes e camarões suculentos ou frango – é assim que se parece delicioso.

De onde surgiu a Paella?

A origem do prato é um pouco contestada, mas, os espanhóis dizem que a Paella se originou na cidade de Valência, que fica localizada na costa leste da Espanha.

O prato tem suas raízes nos pratos de arroz cheirosos e temperados com açafrão servidos em banquetes mouros no sul da Espanha. Os mouros faziam parte de uma cultura árabe que se estendia da Espanha à Pérsia, com pratos de arroz como o pilaf viajando por essas terras.

Carne ou frutos do mar?

Existem dezenas de receitas de Paella por aí, incluindo muitas versões vegetarianas excelentes. Mas para aqueles que usam algum tipo de proteína, há um punhado de combinações que você encontrará repetidamente.

  • A Paella valenciana é feita com frango, coelho e (tradicionalmente) caracóis, embora estes nem sempre sejam incluídos hoje.
  • Paella de marisco (Paella de frutos do mar) vem em muitas variedades deliciosas. As adições mais comuns são camarão, lula, mexilhão e amêijoa.
  • A Paella mista é o melhor dos dois mundos. A resposta do mundo da paella ao surfe combina frutos do mar frescos com carnes como porco e frango.

O que servir com Paella?

Este prato tem toda uma tradição que envolve desde escolher as entradas, bebidas que serão servidas e até mesmo a sobremesa, para garantir uma experiência gastronômica única e com muito bom gosto.

Acompanhamentos

Alguns acompanhamentos clássicos da Paella são croquetes e patatas bravas, que podem facilmente elevar qualquer refeição a uma experiência completa de restaurante espanhol.

crema catalana
Créditos: https://www.pinterest.cl/pin/42573158966180254/

Bebidas

A melhor escolha de bebida para a Paella é o vinho branco, como Chardonnay, ou vinho tinto leve, como Pinot Noir ou Merlot.

chardonnay
Créditos: https://www.pinterest.cl/pin/85286986682759829/

Sobremesa

Uma sobremesa tradicional da Espanha, o Crema Catalana, ou “Creme Catalão”, é um creme à base de ovos e uma crocante camada de açúcar caramelizado por cima.

crema catalana
Créditos: https://www.pinterest.cl/pin/42573158966180254/

Como fazer uma Paella em casa?

Abaixo estão os principais ingredientes e o passo a passo para fazer alguns tipos de Paellas.

Paella marinera (com frutos do mar)

3 xícaras (chá) de arroz branco lavado e escorrido

½ xícara (chá) de azeite

2 pimentões vermelhos picados

1 cebola ralada

2 talos de salsão picados

2 xícaras (chá) de ervilhas congeladas

1 xícara (chá) de mariscos lavados e escorridos

1 xícara (chá) de carne de lagosta

2 xícaras (chá) de anéis de lula

2 xícaras (chá) de camarões limpos

3 cubos de caldo de peixe

3 colheres (chá) de açafrão em pó

5 xícaras (chá) de água

Como preparar:

Em uma panela grande, no fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola, o pimentão vermelho e o salsão por aproximadamente 3 minutos. Adicione o camarão, os anéis de lula, a lagosta e deixe refogar por mais 5 minutos. Logo após, retire todos os frutos do mar da panela e reserve-os.

Nesta mesma panela, agora você irá refogar o arroz e o açafrão. Adicione o caldo de peixe ou de camarão dissolvido na água, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos.

Agora basta distribuir os frutos do mar, os mariscos, e as ervilhas frescas congeladas sobre o arroz, tampe-o e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até perceber que arroz está macio e que os mariscos se abriram. Retire do fogo e sirva em seguida.

Paella de frango

Principais ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

600 gramas de frango (peito, coxa e sobrecoxa) cortados em pedaços

200 gramas de cenoura sem casca

200 gramas de vagem

1/2 colher (sopa) de páprica doce

4 tomate picados

2 xícaras (chá) de Água

1/2 colher (sopa) de açafrão-da-terra (ou cúrcuma)

2 xícaras (chá) de arroz sem lavar

1/3 xícara (chá) de pimentão verde cortado em cubo

1/3 xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em cubo

1/3 xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em cubo

Sal e pimenta a gosto

Como preparar:

Em uma frigideira funda, coloque o azeite de oliva e o sal para aquecer, adicione o frango e deixe fritar por aproximadamente 30 minutos, sempre mexendo para que doure por todas as partes.

Adicione a cenoura e a vagem cortadas em pedaços e deixe refogar por mais 5 minutos.

Aumente o fogo e coloque metade da água, a páprica e o tomate, deixando no fogo por mais 20 minutos.

Adicione o açafrão e experimente para provar o sal.

Agora acrescente o arroz aos poucos, começando pela borda da frigideira, o restante da água, e mexa de vez em quando.

Agora abaixe o fogo e adicione o pimentão, deixando cozinhar por mais 20 minutos.

Se perceber que o arroz ainda não amaciou o bastante, adicione mais um pouco de água. Quando estiver pronto, aguarde esfriar e sirva.

Paella mista

Principais ingredientes:

250 g de coxinha de frango

150 g de lula

150 g de mexilhões

150 g de almejas

250 g de camarão

1 tomate maduro

1 litro de caldo de verduras

300 g de arroz

Azeite de oliva a gosto

Páprica (pimentão)

Como preparar:

Em uma panela grande, adicione o azeite para que aqueça, logo após acrescente o frango e a lula, quando o frango estiver dourado adicione a páprica e mexa.

Adicione o tomate picado, o arroz para fritar um pouco e em seguida o adicionar e deixar o caldo de verduras cozinhar por aproximadamente 15 minutos.

Depois disso, adicione o restante dos ingredientes e decore da forma que preferir por cima do arroz.

Deixe em fogo baixo enquanto o arroz termina de secar, o segredo é não deixar que ele seque completamente no fogo, então quando estiver com um pouco do caldo desligue e espere secar com o calor da panela. Espere esfriar um pouco e sirva.

Quer uma experiência culinária no conforto da sua casa?

O Buffet Catharina, com mais de 65 anos de história e reconhecimento, possui opções incríveis de serviços de buffet, para ajudar você a se preparar para suas comemorações pós-pandemia. Acesse o site e confira!

Se você quer uma comemoração intimista, é fácil com o Catharina Gastrô, um serviço feito sob medida para que você possa saborear a nossa culinária na sua casa ou na sua empresa. Olha o sucesso e a maravilha da Paella do Buffet Catharina.

Siga-nos nas redes sociais para acessar vários conteúdos como este: Instagram | Facebook.