Cardápio de inverno: o que não pode faltar

Tempo de leitura: 6 minutos

O inverno chega para os brasileiros no dia 21 de junho e quando as temperaturas são mais baixas, os planos são de fazer uma comemoração com opções de comidas bem quentinhas.

Além disso, no mês de junho é comemorado o Dia de São João e a tradicional festa junina é tema de diversas celebrações, incluindo aniversários e até mesmo casamentos!

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre os pratos típicos e queridinhos desta estação do ano, além de algumas dicas de como fazer comemorações bem confortáveis para você e os seus convidados.

A experiência gastronômica no frio pode ser inesquecível

No inverno, nosso corpo gasta mais energia que o normal, isso porque nosso organismo precisa lutar para manter uma temperatura adequada e consequentemente comemos mais.

As comidas que geralmente são fontes de energia rápida, como carboidratos, tendem a ser mais procuradas e pedidas na época de frio, como caldos, doces, e comidas típicas da época de São João também entram na lista, como a canjica e o milho verde.

O paladar é um dos cinco sentidos que promove a construção ou acionamento da nossa memória afetiva, quando apreciamos comidas desse tipo rapidamente acessamos lembranças de nossa infância, das férias na época da escola, das deliciosas comidas da vovó, do chocolate quente debaixo do cobertor.

Leia também: 14 ideias de comfort food para seu evento

Portanto, a experiência gastronômica no frio pode ser inesquecível, se você já experimentou algum prato típico dessa época do ano provavelmente guarda lembranças de eventos que remetem à família, o lazer, os sabores e peculiaridades que só as comidas de inverno tem.

Existem diversos tipos de pratos que podem ser servidos, inclusive em comemorações que acontecem em casa!

Algumas opções que você pode considerar para seu evento

Caldos

Os caldos são famosos por suas variedades, geralmente tem sabores marcantes pois são bem temperados, e no frio são ótimas opções de comida, pois além de serem típicos da época de inverno eles proporcionam a energia que nosso corpo precisa repor, já que temos um gasto energético maior para manter a temperatura adequada e espantar o frio.

Caldo de mandioca

O caldo de mandioca, conhecido em todo o território brasileiro, tem como ingredientes principais a costela bovina e a mandioca, faz o prep bacon, cebolinha, torresmo, salsinha, calabresa, entre outros.

Acervo: Pinterest.com

Acervo: Pinterest.com

Caldo de feijão

Para os amantes de feijão e dos temperos que lembram comidas feitas com o mesmo, o caldo de feijão é o preferido, assim como o caldo de mandioca você pode adicionar os ingredientes de sua preferência, mas os principais são feijão, cebola, e cheiro verde.

Acervo: Pinterest.com

Caldo verde

O caldo verde, também conhecido como sopa de couve, é muito famoso e uma ótima opção para quem gosta de legumes e verduras, pois seus ingredientes são couve, batata, coentro, pimenta do reino, alho, podendo ser adicionado bacon, linguiça ou carnes de sua preferência, rico em nutrientes e com um sabor singular esse caldo é ótimo para época de frio.

Acervo: Pinterest.com

Risoto

O risoto é um prato típico italiano, à base de arroz, pode ser feito com diferentes tipos de acréscimos como carne, camarão, legumes, tomate, frango, entre outros, é perfeito para os tempos de frio, pois, além de ser servido bem quentinho é rico em vitaminas e nutrientes.

Acervo: Pinterest.com

Espetinhos

Os espetinhos são famosos por serem uma espécie de churrasco rápido, em instantes fica pronto e pode-se escolher a carne desejada para cada gosto específico, acompanhado de uma farofa bem temperada há quem goste de comer também molhos, em épocas de frio é bastante cobiçado pelo sabor marcante e por saciar a fome bem rápido.

Acervo: Pinterest.com

Ravioli

Um prato típico da culinária italiana, se tratam de pastéis de massa feita com ovo e farinha de trigo, bem pequenos, são recheados com vários tipos de ingredientes, podendo ser carne, queijo, peixe, vegetais, entre outros, logo após são cozidos em algum molho de sua preferência, por ser uma comida servida com molho quentinho é ótimo para esse tempo frio.

Acervo: Pinterest.com

Strogonoff

Um prato muito conhecido e bem elogiado por quem o prova, o strogonoff é a comida favorita de muitos quando o assunto é sobre pratos com molho. O modo de preparo e o creme de leite trazem um sabor único, ele é um dos primeiros a ser lembrado é escolhido por quase todo mundo.

Acervo: Pinterest.com
Acervo: Pinterest.com

Canjica doce

Um dos pratos mais famosos em época de frio e nas festas junina é a canjica doce, além de ser deliciosa, é um prato rico em calorias e que costuma ser servido bem quente, para que mantenha a temperatura do corpo em um nível adequado para suportar o frio, a canjica é a queridinha das crianças pois além de ser quentinha é doce.

Acervo: Pinterest.com
Acervo: Pinterest.com

Fondue

Este prato tem origem suíça, é originalmente feito à base de queijo derretido, ele surgiu na época da segunda guerra mundial, pois os camponeses das regiões montanhosas não conseguiam ir até a cidade buscar alimentos devido ao frio, portanto é uma deliciosa receita especialmente para essa época do ano.

O cardápio de inverno do Catharina To Go contempla 3 opções saborosas de fondues para você aproveitar o clima de inverno em casa e com bastante requinte. São eles:

Fondue de queijos

O fondue de queijo é a versão tradicional deste delicioso prato. Se você procura por originalidade e sabor, no Buffet Catharina, temos o fondue com queijos gruyere e ementhal, com acompanhamentos de mini batatinhas salteadas, grissinis, pães italianos variados e baguetes.

Foto: Acervo Buffet Catharina

Fondue de carne

Apesar da receita original ter sido inventada à base de queijo, há outros ingredientes que podem ser usados, como o nosso fondue de filé mignon ao molho de vinho tinto do porto, por exemplo, que serve até quatro pessoas e tem um sabor incrível.

Além disso, possui as opções de acompanhamento: molho gongonzola, molho de mostarda Dijon, molho barbecue, cebolinha caramelada, pimenta biquinho e chimichurri.

Foto: Acervo Buffet Catharina

Fondue de chocolate

O fondue doce também ficou muito famoso no Brasil, nosso fondue de chocolate tem como acompanhamentos 12 morangos, 12 uvas sem semente, 8 marshmallows, 8 cubos de kiwi, 4 bananas e 16 brigadeiros.

Foto: Acervo Buffet Catharina

Se você quer uma comemoração intimista no inverno, é fácil com o Cardápio de Inverno do Catharina To Go. Entre em contato para saber como receber.

Siga-nos nas redes sociais para acessar vários conteúdos como este: Instagram | Facebook.