Como comemorar as bodas de casamento?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando o assunto é levar uma vida a dois, cada ano passa num piscar de olhos, principalmente se está acompanhado de quem ama e é por isso que as bodas de casamento devem ser especiais e inesquecíveis para um casal.

É nesse momento que você poderá se inspirar e recordar o dia do casamento fazendo um ensaio fotográfico, usar um lindo vestido ou oferecer um jantar, convidando os amigos e a família para reviver este momento com você e seu cônjuge.

No conteúdo abaixo, você irá encontrar dicas de como comemorar suas bodas de casamento, saber o que é a renovação de votos, como planejar uma comemoração e saber algumas opções de jantar.

Como surgiram as bodas de casamento?


Derivada do latim, a palavra “boda” significa “promessa” em português. Portanto, o termo bodas de casamento representa a celebração dos anos de matrimônio que um casal conquista juntos.

Até mesmo recém casados podem fazer a comemoração. Do primeiro ao centésimo ano de casamento, pode ser feita uma celebração de acordo com as bodas que o casal está comemorando. Geralmente são associadas a nomes de minerais, pedras e árvores. 

Cada aniversário de casamento comemorado é conhecido por um nome. Quando o casal completa 1 ano de casados, por exemplo, eles comemoram as bodas de papel. Já quando alcançam 25 anos juntos, comemora-se as bodas de prata.

Alguns nomes de comemorações de bodas:

• Bodas de algodão: 2 anos de casamento
• Bodas de flores e frutas: 4 anos de casamento
• Bodas de madeira: 5 anos de casamento
• Bodas de estanho ou zinco: 10 anos de casamento
• Bodas de cristal: 15 anos de casamento
• Bodas de porcelana: 20 anos de casamento
• Bodas de ouro: 50 anos de casamento

Dizem que esse costume surgiu em pequenos vilarejos da Alemanha antiga, desde então casais de todo o mundo adotaram a prática.

O que é a renovação de votos?

Quando o assunto é renovação de votos, existe uma dúvida muito comum, que é a grande diferença entre essa cerimônia e as bodas de casamento. Afinal de contas, não é a mesma coisa?

Pode até parecer que sim, mas não é, pois existem algumas diferenças entre esses dois tipos de celebração e nós vamos te contar agora.

Para comemorar as bodas de casamento, é necessário que a cerimônia oficial tenha sido feita, sendo um pré-requisito para fazer uma comemoração na igreja.

Já a renovação de votos, pode ser feita por qualquer casal, até aqueles que estão completando anos de namoro e ainda que não possuam um registro oficial de união estável ou que não tenha sido realizada uma cerimônia de casamento.

Como planejar uma comemoração?


Você pode fazer a comemoração do aniversário de casamento do jeito e no local que preferir, podendo ser realizadas em um salão de festas com buffet, quanto em igrejas e sítios. Tudo vai depender do gosto do casal.

Porém, no momento da pandemia, as comemorações estão sendo feitas em casa. Mas isso não te impede de fazer uma celebração linda e sofisticada. 

Seguindo as regras de isolamento e distanciamento social, você pode convidar apenas alguns familiares e amigos próximos e fazer uma comemoração em casa. Lembrando-se sempre de higienizar tudo no local e organizar as mesas respeitando os limites de distância.

Um jantar com mesa posta em casa pode ser uma opção

Você pode receber um buffet em casa, feito exatamente para esta ocasião. Preparar uma mesa posta decorada com as cores e temas de sua preferência.

Para montar sua mesa posta, é preciso definir as cores que serão usadas. 

Feito isso, você pode usar a criatividade utilizando toalhas, jogos americanos, sousplats, cadeiras que combinem com a decoração. O importante é que a mesa expresse harmonia e conforto aos seus convidados.

Criar uma playlist com músicas que marcaram a trajetória do casal ao longo do tempo e até mesmo montar um mural de fotos dos momentos mais marcantes que viveram pode ser uma dica bastante legal.

Caso você queira comemorar com mais pessoas e fazer uma grande festa, você pode optar por adiar a celebração para uma outra data. Assim você poderá contar com a presença de uma lista de convidados maior.

Você também pode continuar planejando um grande evento

Comemorar um evento em uma data diferente do aniversário daquela ocasião não diminui a emoção de se ter as pessoas mais queridas ao seu lado comemorando com você, o mais importante é sentir o gostinho que a celebração traz.

Ainda chegará um momento em que possamos comemorar juntos, fazer grandes comemorações, com muitos convidados, para que o “feliz aniversário de casamento meu amor” seja uma celebração com várias pessoas.

Concluindo

Toda comemoração tem em comum o poder de nos fazer lembrar quão importante é aquilo que estamos celebrando. Quando comemoramos o aniversário de um casamento, estamos trazendo à memória o dia em que fizemos a escolha de dar início à uma linda união.

Além de reforçar os laços entre o casal, essa comemoração pode também renovar os sentimentos que existe entre os dois. Comemorar é um ato de gratidão a todos os dias em que o casal viveu juntos.

Para este momento não passar em branco, você consegue fazer encomendas em buffets tradicionais de menu menores e personalizados para sua necessidade. E recebe tudo fresquinho no horário combinado.

O Buffet Catharina criou o Catharina Gastrô, pensando justamente nesses momentos especiais, em casa, para que você tenha toda a nossa tradição e sabor, nas suas comemorações intimistas.

Enfim, agora você já sabe como comemorar suas bodas de casamento e já sabe as opções, para fazer um momento lindo e significativo e reforçar os laços com quem você ama.

Siga nossas redes sociais para mais conteúdos sobre celebrações. Facebook | Instagram | Youtube