Entenda sobre Ilha Gastronômica

Tempo de leitura: 5 minutos

O momento em que poderemos comemorar novamente em um salão de festas está nos planos de várias pessoas, por isso, nós do Buffet Catharina trouxemos um conteúdo para inspirar você a planejar o grande dia da sua comemoração, seja qual ela for.

Para quem gosta de fazer um evento sem se preocupar tanto com a produção da comida, o buffet é a solução ideal! Tudo estará pronto com antecedência e sem riscos de que algo queime no forno ou que os pratos não fiquem prontos a tempo.

No artigo de hoje, vamos explicar sobre o que é Ilha Gastronômica, quais são as vantagens de optar por este estilo de buffet e mostrar algumas inspirações para você.

ilha gastronômica

O que é Ilha Gastronômica?

A Ilha Gastronômica é um estilo de buffet à americana que consiste em disponibilizar os pratos em um local, onde todos os seus convidados se servem à vontade e podem decidir os pratos e as quantidades que irão consumir.

Até mesmo para eventos mais sofisticados, disponibilizar os pratos no estilo da Ilha Gastronômica pode fazer toda diferença por possuir diversas vantagens devido a liberdade de escolha que os convidados têm em torno das estações de pratos.

O principal diferencial da Ilha Gastronômica está na maneira de disponibilizar o prato. No buffet tradicional, os pratos ficam em uma única mesa e os convidados podem fazer uma fila para fazer a montagem dos pratos.

Porém, é necessário que tenha um planejamento prévio para decidir o que será servido, como será a apresentação dos pratos e qual será a quantidade de comida para garantir que tudo esteja perfeito.

Quais são as vantagens?

A principal vantagem, é que essas “estações de comida” ficam espalhadas por todo o salão e fazem parte do dinamismo da decoração, o que traz mais estímulo para os convidados aproveitarem mais a festa.

Enquanto alguns convidados dançam, outros podem optar por se servir, ou pegar uma bebida, fazendo com que a liberdade de transitar pela festa seja ainda maior.

Alguns pontos que destacamos são:

  • As Ilhas Gastronômicas chamam a atenção por sua apresentação e podem ser uma peça chave para a decoração da festa.
  • Em torno das ilhas gastronômicas, a quantidade que o seu convidado quer comer é escolhida por ele mesmo, assim, evitando desperdício em pratos.

A sua festa pode oferecer esses tipos de Ilhas Gastronômicas:

  • Ilhas fixas: onde cada estação é organizada em apenas um local, porém oferecendo vários pratos.
  • Ilhas separadas: estações para cada tipo de prato ou culinária, por exemplo: comida mexicana, fast food, comida japonesa e etc.
  • Ilhas móveis: estações que transitam em uma espécie de “carrinho” no durante a festa.

Aqui estão algumas ideias de quais pratos você pode escolher

Ilha gastronômica de comida japonesa

Algumas pessoas podem querer opções variadas e sofisticadas, por isso uma estação com culinária japonesa e frutos do mar, podem superar as expectativas de quem está no evento.

ilha gastronômica comida japonesa

Ilha gastronômica de fast food gourmet

Geralmente mais adorada por jovens e adolescentes, uma ilha de fast food gourmet pode unir sofisticação e, além disso, porções satisfatórias para os seus convidados.

ilha gastronômica de fast food

Ilha gastronômica de doces

A mesa de doces sempre está em qualquer tipo de evento, mas para criar uma estação que vai encantar os seus convidados, é necessário planejamento e ideias criativas sobre como os pratos devem estar dispostos.

ilha gastronômica de doces

Ilha gastronômica de frios

Uma mesa de frios é tradicional para qualquer evento! Você pode apostar em presuntos, peito de peru, mussarela, gorgonzola e várias outras opções, dependendo do seu gosto e dos convidados.

Além disso, é um diferencial colocar um vinho branco para fazer parte desta estação.

ilha gastronômica de frios

Ilha gastronômica para o café da manhã

Alguns eventos, principalmente corporativos, podem acontecer no período da manhã. Uma estação com pães, bolos e frutas pode ser ideal para você.

ilha gastronômica de café da manhã

Ilha gastronômica para refeições

Dependendo da festa, caso seja no horário do almoço ou do jantar, oferecer ilhas gastronômicas para quem gosta de se sentar à mesa e aproveitar os pratos é sempre uma ótima pedida.

ilha gastronômica para refeições

Dependendo da festa, caso seja no horário do almoço ou do jantar, oferecer ilhas gastronômicas para quem gosta de se sentar à mesa e aproveitar os pratos é sempre uma ótima pedida.

As estações de pratos principais também podem ter temas, como: comida mineira, comida árabe, comida italiana e tudo depende do que você optar por servir para impressionar os convidados.

Para finalizarmos o conteúdo de hoje

Você pode optar por colocar várias estações e diferentes tipos de pratos em cada um, pois uma Ilha Gastronômica pode estar em algum local específico do seu evento e entregar uma variedade maior.

Um exemplo baseado nas inspirações que trouxemos hoje, é: enquanto uma estação pode oferecer apenas fast food gourmet, outra pode oferecer comida japonesa ou outro prato principal.

O Buffet Catharina, com mais de 60 anos de história e reconhecimento, possui opções incríveis de serviços de buffet, para ajudar você a se preparar para suas comemorações pós-pandemia. Acesse o site e confira!

Se você quer uma comemoração intimista, é fácil com o Catharina Gastrô, um serviço feito sob medida para que você possa saborear a nossa culinária na sua casa ou na sua empresa

Siga-nos nas redes sociais para acessar vários conteúdos como este: Instagram | Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.