Descubra como calcular a quantidade de bebida para a sua festa

Tempo de leitura: 4 minutos

As bebidas, assim como a comida, são uma das grandes atrações nas festas. Afinal, quase todo brasileiro ama um open bar. Porém, o momento de organizar um evento e calcular a quantidade necessária de bebidas sempre gera dúvidas. 

Servir seus convidados da melhor maneira possível é essencial para que a sua festa seja um sucesso. O ideal é sempre que não falte nem sobre, até para que você não tenha prejuízos. 

Agradar a todos, jovens e adultos, e também não gastar mais do que o necessário é sempre uma tarefa difícil, por isso é preciso estimar quanto de bebida cada um vai consumir. Um planejamento eficiente envolve todos os detalhes de um evento, inclusive as quantidades previstas referente aos comes e bebes. 

Confira nossas dicas a seguir e descubra como calcular a quantidade de bebida para a sua festa!

quantidade de bebida

Número de convidados 

Uma das informações fundamentais para se organizar um evento é o número de convidados, isso irá determinar diversos detalhes como o tamanho do local e também a quantidade comida e bebida necessárias. 

Como a maioria das pessoas costuma confirmar a presença em cima da hora, faça uma estimativa com a sua lista e faça o pedido mais próximo da data do evento. Verifique com os fornecedores de bebidas qual o prazo necessário para que tudo esteja certo na noite da sua festa. 

Perfil dos convidados 

Considerar o perfil das pessoas que vão comparecer também é importante, principalmente a faixa etária. Em geral, jovens costumam beber mais do que as pessoas mais velhas, e as crianças acabam se distraindo com brincadeiras e não consomem muito.  Para os pequeninos, o ideal é considerar metade de um convidado adulto, no que se refere às bebidas. 

Homens normalmente bebem mais que mulheres, assim como pessoas solteiras costumam consumir mais bebidas do que os casais. Mas você é a melhor pessoa para avaliar esses critérios em relação aos seus convidados, eles são apenas generalizações. 

Como você conhece quem vai comparecer, tem uma ideia melhor de que tipo de bebida será mais consumida, alcoólicas ou sucos e refrigerantes. 

Tipo e duração do evento 

O tipo de evento influencia muito no consumo de bebidas, quanto mais animado mais as pessoas bebem, enquanto uma festa com músicas mais calmas em que os convidados ficam mais sentados, o consumo é menor. 

A duração do evento também vai intervir na quantidade de bebidas necessárias, quanto mais horas, maior será o consumo de bebidas; então é um fator para se levar em consideração. 

Horário e estação 

Um detalhe que à primeira vista parece não influenciar no consumo de bebidas mas afeta sim, é o horário da festa. Durante o dia, cerveja, água e refrigerantes são preferência dos convidados para dar aquela refrescada. Já à noite, os vinhos e destilados caem melhor por conta do clima mais frio. Essa dica também vale para analisar a estação da data do seu evento.

Sugestões de quantidade de bebida para a sua festa

A maioria dos eventos costuma ter uma duração de quatro horas, essa já é uma estimativa utilizada por muitos buffets na hora de fazer o orçamento. 

Por isso, decidimos apresentar sugestões baseadas nesse contexto. Caso a sua festa tenha uma duração diferente, basta fazer os cálculos proporcionalmente com os abaixo. 

Cerveja 

Dentre as bebidas alcoólicas, essa costuma ser a mais consumida, principalmente por ser a mais leve. A quantidade ideal de cerveja a ser servida, é de um litro por convidado, mas se você optar por oferecer outras bebidas alcoólicas, pode-se reduzir para 600 ml. 

Vinho

Este ítem deve ser calculado da seguinte forma: se também for servido cerveja, uma garrafa a cada 4 convidados; caso seja somente vinho, uma garrafa a cada 2 convidados.

Com mais opções de bebidas alcoólicas, como drinks e whisky, você pode calcular uma garrafa para cada 10 convidados. 

Champagne ou espumante

O cálculo da champagne ou espumante depende de como será servida na festa, no caso de um brinde pontual, uma garrafa a cada oito convidados é o suficiente. Caso for servir durante toda a festa, calcule da mesma forma que o vinho.

Whisky

Como essa é uma bebida mais forte, seu consumo costuma ser menor, podendo ser uma garrafa para cada 10 convidados. 

Água, refrigerantes e sucos 

As bebidas não alcoólicas são importantes, tanto para as pessoas que não bebem, como para adolescentes e crianças. 

Água é primordial, principalmente nos momentos que forem servidos os doces e bolo, e também no final da noite, o ideal é calcular 500ml por pessoa. 

Para os refrigerantes e sucos, o indicado é de 600ml no total por convidado, 300ml de cada. Se você considerar uma das opções dispensável, é compensar na outra. 

Agora que você já sabe como calcular a quantidade de bebida para a sua festa, o planejamento já fica mais fácil. 

Se você quer saber mais sobre organização de eventos não perca nenhuma nova atualização do blog Buffet Catharina. Para isso, basta seguir-nos nas redes sociais – Instagram, Facebook e YouTube – e ficar atento às novas postagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.