Afinal, o que servir em festas de fim de ano?

Tempo de leitura: 6 minutos

O ano está chegando ao fim e os preparativos para as comemorações já começaram! Por conta da pandemia da Covid-19, as grandes aglomerações devem ser evitadas e com a determinação mais recente da Prefeitura de Belo Horizonte, os eventos de final ano estão suspensos. 

Dessa forma, o ideal é celebrar em casa com poucas pessoas, os familiares mais próximos, para que todos se mantenham em segurança. Mesmo que seja uma festa reduzida, não significa que você não pode comemorar o natal e chegada do novo ano com excelência. 

Você pode servir uma ceia e decorar a sala de casa para celebrar as festas de fim de ano em grande estilo, mesmo no conforto do seu lar. 

Está na dúvida de quais pratos servir nas festas de fim ano? Confira nossas dicas para ter uma ceia completa e deliciosa.

festas de fim de ano

Decorando sua casa para as festas de fim de ano 

É possível servir uma ceia elegante em casa para sua família, mesmo que para poucas pessoas, respeitando as recomendações em relação à pandemia do coronavírus. A decoração pode deixar o ambiente mais festivo e chique. 

Aproveite as cores temáticas, ou escolha o seu próprio esquema de cores, e organize uma decoração criativa, ítens em dourado e prata são uma boa pedida. Também vale usar as bolas de natal de um jeito diferente, como misturar texturas, tamanhos e cores em um vaso de vidro, por exemplo. 

Garrafas de vidro com flores também dão um charme, além de ser um jeito de reaproveitar itens que iriam para o lixo. Outra forma de usar garrafas é decorá-las com glitter ou com tinta spray e deixá-las dispostas em um aparador, um móvel de canto ou uma mesinha. 

Se você acredita em superstições, uma ideia criativa é pegar forminhas de metal, colocar lentilhas e colocar velas pequenas e baixas no meio. Esses castiçais vão te trazer boa sorte e são bem diferentes. 

A iluminação também é ótima forma de deixar o ambiente mais aconchegante. Os pisca-pisca podem ser utilizados para trazer um toque de luz no centro da mesa, ou junto a outros enfeites em um móvel. Luminárias com formatos diferentes são bem criativas e deixam o lugar mais alegre. 

O menu perfeito para a ceia de fim de ano 

O destaque das festas de final de ano com certeza é a ceia, por isso é importante escolher muito bem os pratos a serem servidos. 

Algumas pessoas têm superstições em relação ao que comer: enquanto no natal as aves são a pedida, na noite de ano novo elas são evitadas porque ciscam para trás, isso leva a acreditar que elas possam trazer azar e regresso. 

Uma boa opção para esses momentos de confraternização são receitas tradicionais de família, aquele assado clássico que sua mãe te ensinou, ou então a famosa torta salgada que vovó faz sempre nos aniversários. 

Se você ainda está na dúvida do que servir nas festas de fim de ano, não se preocupe, temos algumas dicas que vão te ajudar a escolher os pratos perfeitos. Confira!

Aperitivos de dar água na boca 

O ponto central é o jantar, mas toda festa precisa de bons aperitivos, não é mesmo?

Uma opção deliciosa e colorida são os espetos caprese, feitos com tomate cereja, mussarela de búfala, folhas de manjericão, vinagre balsâmico e palitos de madeira. Basta espetar nos palitos de madeira, um tomate, uma bolinha de queijo e uma folha de manjericão, repetindo essa ordem até terminar o espeto. Finalize organizando-os numa bandeja e temperando com o vinagre. 

Para quem gosta de saborear quitutes agridoces, os quadrados de bacon com damasco são uma excelente alternativa. As lichias recheadas de creme de gorgonzola também podem agradar esse tipo de paladar. 

festas de fim de ano - coxinha

Também é válido escolher as possibilidades mais clássicas como coxinhas de frango com catupiry e trouxinhas folhadas de palmito com catupiry, é garantido que a família vai gostar. 

Entradas para abrir o apetite 

As saladas são uma ótima opção para servir como entrada, além de serem pratos coloridos e sofisticados, há uma enorme diversidade que permite montagens diferentes com folhagens, frutas, castanhas, entre outros. 

Uma clássica e deliciosa alternativa é a salada Waldorf, que contém maçãs, damasco, frango defumado e nozes. Outra possibilidade é a salada Caesar, com dois tipos de alface, croutons, peito de frango e queijo parmesão ralado. 

Se você prefere os pratos quentes, a salada de berinjela ao forno é a pedida. Além do ingrediente principal, ela leva pimentão vermelho, cebola e alho.

pera - festas de fim de ano

A estrela da noite, o prato principal 

Na hora de escolher o prato principal é importante pensar no que a sua família gosta, afinal é a refeição que vai dar o tom do jantar. 

No dia 25, a grande maioria vai no clássico: o peru natalino, geralmente acompanhado com frutas da época. Outras opções de carne que costumam agradar a todos são o tender e o filé mignon, as maneiras de preparo são diversas para ambos. 

prato principal - festas de fim de ano

Já para receber o ano novo, os peixes são preferência e a bacalhoada mediterrânea é uma boa pedida. Com batatas assadas, pimentões coloridos e azeitonas pretas, acompanhada de arroz, este prato é sucesso na ceia do dia 31. 

bacalhoada - festas de fim de ano

Não podemos esquecer das alternativas vegetarianas. As abobrinhas recheadas com shitake ficam uma delícia, assim como o escondidinho de legumes com purê de mandioquinha. Uma opção mais fina é o tortellini de queijo cremoso com tomates secos e molhos Pomodoro e Bechamel com queijo parmesão. 

Sobremesa para adoçar as comemorações 

doces para festas de fim de ano

Para finalizar a ceia das festas de fim de ano não pode faltar uma deliciosa sobremesa. 

O pavê de morango com chantilly é um clássico, assim como o pavê de chocolate, a criançada adora. Os bombons também são uma boa pedida, com recheio de nozes, morango, brigadeiro, entre outros. 

caixa de bombons - festas de fim de ano

Algumas opções mais sofisticadas são o entremet de natal, um bolo recheado delicioso com diversas texturas; ou peras ao vinho com creme de baunilha. 

Ceia de fim de ano Buffet Catharina

Este ano, o Buffet Catharina desenvolveu um cardápio completo e especial para as festas de fim de ano, pensando em todos que querem comemorar essas datas tão especiais com excelência e sofisticação, mesmo que em casa. 

Entre em contato conosco para conhecer todas as possibilidades, faça sua encomenda e tenha uma ceia com a qualidade Catharina no conforto e segurança de sua casa. 

O Buffet Catharina possui opções maravilhosas de pratos para o menu da sua festa de fim de ano. Conheça nossa opção de menu to go – Catharina Gastrô, para seu evento em casa.

Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos como esse: Instagram | Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *