Afinal, o que levar em consideração para a escolha do local do evento?

Tempo de leitura: 6 minutos

No momento de organizar um evento, vários detalhes e decisões devem ser planejados e a escolha do local é um dos mais importantes. Essa é uma tarefa que exige atenção e dedicação para evitar frustrações no dia da comemoração. 

Cada tipo de evento exige uma preparação diferente e um local adequado para sua realização, por isso, essa etapa é primordial. É preciso considerar a funcionalidade do espaço e o conforto que ele pode proporcionar aos convidados, e não só a sua beleza. 

Separamos algumas dicas para te ajudar nesse passo tão importante da organização e facilitar a escolha do local do seu evento. Confira!

escolha do local do evento

Como se preparar para a escolha do local do evento?

Antes de buscar o local do seu evento, é preciso ter questões já definidas: 

  • quantidade de convidados;
  • estilo de decoração que será usado;
  • se será em um ambiente interno ou externo;
  • a verba disponível;
  • a duração do evento e o horário a ser realizado;
  •  infraestrutura necessária (slideshows, monitores, equipamentos de projeção, caixas de som, ar condicionado, cozinha, entre outras coisas);
  • equipe de apoio (suporte técnico, buffet, garçons, seguranças, animadores, profissionais de limpeza, etc).

O que considerar na escolha do local do evento?

Número de convidados

O primeiro passo para escolher o local do evento é ter a lista de convidados definida, afinal é fundamental ter o número de convidados em mente na hora de analisar o tamanho do espaço. 

Se o seu evento tem uma lista prévia de 700 convidados, um espaço maior e mais amplo será ideal para que eles possam circular e aproveitar com conforto. Já se o número de convidados for 250, um espaço mais intimista é uma opção melhor para que a festa não pareça estar vazia. 

Tipos de evento 

É preciso se certificar que o local escolhido é ideal para o tipo do seu evento. Se for um casamento, proporcionar tudo que os noivos sonharam para esse dia tão importante antes de dizer o “sim” para o espaço. 

Caso seja uma festa de 15 anos, esse é momento único na vida de uma adolescente, então 

é importante garantir que o local tenha a versatilidade do momento formal da valsa com o pai e também uma boa pista de dança para os convidados e a aniversariante aproveitarem depois. 

Os eventos corporativos devem ter seu objetivo definido inicialmente: será um congresso, um workshop ou uma festa de final de ano? São diversos formatos que possibilitam uma confraternização. 

Já nas formaturas o principal é garantir que os formandos e seus convidados comemorem essa conquista da melhor maneira, com conforto e animação, então não pode faltar uma pista de dança. 

Decoração

A decoração de um evento é o fator que vai dar identidade a ele. Por isso, é fundamental pensar em uma decoração que funcione no espaço da sua festa. No momento de escolher o local, observe a estrutura: se possui muitas colunas ou é mais amplo, se possui arcos e etc.

Isso é importante no momento de decidir onde ficarão os ambientes da festa e se o estilo de decoração planejado é compatível, o ideal é que o salão seja capaz de se adaptar à sua decoração. 

Uma decoração mais moderna não irá funcionar em ambiente com colunas rebuscadas, cortinas pesadas e lustres clássicos, por exemplo. Nesse caso, um espaço amplo é bem mais apropriado. 

Conforto dos convidados

A satisfação dos convidados é fundamental para garantir o sucesso do seu evento, por isso é importante se preocupar com o conforto deles durante a festa. O salão, além de ser capaz de acomodar seus convidados, deve ter uma boa estrutura preparada para as mais diversas situações. 

Se você escolheu um local fechado, verifique se possui ar condicionado para que seus convidados possam aproveitar a pista de dança sem passar calor. Caso você opte por um ambiente externo, é importante ter uma parte do espaço coberta caso o clima mude e comece a chover. Também é fundamental que o local escolhido tenha um gerador para lidar com possíveis quedas de energias. 

Serviços oferecidos 

Procurar um local que ofereça outros serviços além do próprio espaço é algo que pode ajudar bastante no planejamento e no orçamento do seu evento. Um salão que também oferece o serviço de buffet é uma boa opção. 

Além de economizar contratando um pacote completo, realizando todo o serviço no mesmo lugar a organização do evento fica bem fácil. 

Segurança do local 

Outro ponto muito importante na escolha do local do evento é a segurança que ele proporciona. É primordial se certificar, primeiramente, que o espaço possui alvará de funcionamento e de proteção contra incêndios. 

Verifique se o espaço possui saídas de emergências, se estas são bem sinalizadas, e se o espaço irá disponibilizar uma equipe de segurança no dia do evento. 

Uma boa localização também é importante para facilitar o acesso dos seus convidados ao espaço do evento. Se houver estacionamento próprio, isso é um ponto a mais, assim seus convidados não terão de se preocupar com a segurança de seus veículos enquanto aproveitam a festa. 

escolha do local do evento - casamento

Salões Nobre e Versailles 

O Salões Nobre e Versailles do Catharina são sinônimo de sofisticação e versatilidade e possuem as características ideais para o seu evento, podendo ser usados em conjunto ou separadamente. Cada um tem capacidade de atender a partir de 200 até 1500 pessoas, possuindo estruturas independentes com cerca de 1000m² cada. Seus convidados terão bastante conforto e espaço para desfrutar no seu dia especial. 

Os Salões do Catharina estão preparados para receber vários tipos de eventos, nosso espaço é capaz de se adaptar aos mais diversos tipos de decoração, seja a mais formal ou a contemporânea, garantindo que seu evento seja único.

Cada um dos salões possui cozinha completa e são equipados com ar condicionado central, palco, gerador de energia de 80kva, possuem teto inteligente, chapelaria e estacionamento próprio. Ambos localizados no alto da Av. Raja Gabaglia, uma das mais belas localizações de Belo Horizonte e sendo de fácil acesso aos seus convidados.

Além disso, o Buffet Catharina possui um menu diversificado com sabores da cozinha francesa e italiana, com a produção conduzida pela chef Cristiane Matos. Fomos o primeiro buffet no Brasil a receber a certificação de qualidade ISO 9001, com uma equipe de profissionais capacitada a oferecer experiências únicas e sob medida.

Se você quer saber mais sobre organização de eventos não perca nenhuma nova atualização do blog Buffet Catharina. Para isso, basta seguir-nos nas redes sociais – Instagram, Facebook e YouTube – e ficar atento às novas postagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.