Cardápio de primavera: os pratos da estação

Tempo de leitura: 3 minutos

No Brasil, a primavera é certamente a estação mais flexível quando falamos em buffet, uma vez que as temperaturas ficam medianas e o sol brilha sobre as múltiplas cores das flores. Um cardápio de primavera deve ter em sua essência o frescor, os aromas e as cores dessa estação inspiradora.

Vamos conhecer um pouco das possibilidades de pratos de buffet para eventos na primeira. Acompanhe conosco!

cardápio de primavera

Use a abuse das frutas

As frutas são as grandes protagonistas dos buffets durante a primavera, pois trazem leveza, sabor e muita cor aos pratos.

Aproveitar as frutas em plena safra na estação é uma ótima ideia para montar pratos encantadores e criativos no cardápio de primavera. Algumas delas são: morango, kiwi, banana nanica, abacaxi, caju, pêssego, kiwi, melancia, laranja-pêra, jabuticaba, lima, maçã, mamão, maracujá, melão.

Por que não usar flores?

Você deve estar pensando: que loucura é essa, flor na comida? Mas é isso mesmo. Além de usar flores na decoração dos pratos, existem flores comestíveis que vão deixar os pratos super primaveris.

Flores como Alfazema, Amor-Perfeito, Rosa, Violeta (viola odorata), Cravina, Hibisco, Flor de ipê, Dente-de-leão, Capuchina, Áster da China são ideais para serem inseridas em pratos variados. Cada espécie tem suas especificidades e gostos.

Saiba mais sobre cada uma dessas flores comestíveis.

Pratos para cardápio de primavera

Vamos então aos tipos de pratos mais interessantes para servir em um menu de primavera.

Saladas coloridas

As saladas são presença garantida em um buffet em plena primavera. São opções leves e super diversificadas, podendo levar ingredientes variados, desde folhas a pão e macarrão. E claro, muita fruta!

Saladas mistas e bem coloridas são a pedida da primavera e ficam lindas montadas. Então, fique tranquila em inserir salada no menu da sua festa porque não tem erro.

Frutos do mar

Peixes e frutos do mar também roubam a cena na primavera por serem uma opção de proteína mais leve e nutritiva. Além disso, os frutos do mar como camarão, polvo e lula resultam em pratos extremamente estéticos e coloridos.

Dentre as opções de peixe mais solicitadas temos o salmão e o linguado, que são muito saborosos e aromáticos. Já o camarão reina dentre os frutos do mar com suas variações de tamanhos e de pratos que podem ser montados.

Sobremesas

Essa é a chance de entregar sobremesas refrescantes. Use sem moderação as frutas e flores comestíveis para receitas incríveis, que explodem sabor na boca.

A mistura de frutas com chocolate, chantilly, ganache e até mesmo doce de leite pode ser incrível e trazer sensações muito boas para quem degusta.

Criatividade nas bebidas

Nem só de comida é feito um cardápio de primavera! As bebidas são peças importantes no buffet e merecem atenção.

A sugestão aqui é investir em sucos coloridos de sabores variados e drinks de frutas. Hum… Quem resiste a tanto frescor? É sucesso garantido.

Para completar a carta, um espumante bem aromático pode cair muito bem, além de água saborizada.

Essas são apenas algumas dicas básicas para um menu bem primaveril. Existem várias receitas maravilhosas que podem ser montadas a partir dessas dicas. O importante é alinhar as ideias com o serviço de buffet para garantir aquele cardápio de primavera incrível.

O Buffet Catharina possui opções maravilhosas de pratos para um cardápio de primavera. Conheça nossa opção de menu to go – Catharina Gastrô, para seu evento em casa.

Leia mais: Kit Aniversário: saiba mais sobre essa nova tendência

Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos como esse: Instagram | Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *