Roteiro de casamento: ordem das ações de uma cerimônia

Tempo de leitura: 4 minutos

O grande dia chegou e está tudo pronto para a cerimônia e a festa de casamento. Ok, vamos lá! Opa, antes desse dia não esqueça de preparar o seu roteiro de casamento para que não passe nenhum detalhe desse momento tão aguardado. Hoje vamos ver o passo a passo desse roteiro e dicas para você preparar o seu.

roteiro de casamento

O roteiro de casamento tradicional

Existe o roteiro tradicional de casamento e esse tem sido constantemente personalizado pelos casais de acordo com algumas tendências ou gostos pessoais.  O passo a passo tradicional segue essa sequência, na qual vamos nos basear.

  • Pré cerimônia
  • Cortejo
  • Cerimônia
  • Final da cerimônia
  • Festa

Pré cerimônia

A cerimônia, ou seja, antes do cortejo, envolve bastante gente. Noivo, pais do noivo e da noiva, padrinhos, madrinhas, damas e pajens. Todos esses devem estar presentes com pelo menos 30 minutos de antecedência para preparação do cortejo.

Nesse momento o noivo também recepciona seus convidados, se sentir-se confortável. Ou pode aguardar na sacristia, se for uma cerimônia em igreja, ou em uma sala reservada, sendo o casamento em outro local.

Cortejo

A sequência do cortejo de uma cerimônia religiosa é: noivo acompanhado de sua mãe, pai do noivo acompanhado da mãe da noiva, padrinhos e madrinhas, damas e pajens. Por fim, entra a linda noiva com seu pai, arrastando seu tão sonhado vestido de noiva.

Algumas cerimônias não trabalham mais com o cortejo mais tradicional em que, além do noivo, participam os pais dos noivos, padrinhos e madrinhas, pajens e damas. Tem-se utilizado muito um modelo mais curto, principalmente em igrejas, em que os padrinhos e madrinhas já ficam assentados em seus lugares na hora do cortejo de casamento.

Existem também cortejos mais contemporâneos, em que os noivos preferem algo mais curto, somente de suas entradas com ou sem seus pais. Tem noiva que inverte os papéis e entra com a mãe, por preferência ou até mesmo por falecimento do pai.

Cerimônia

Durante a cerimônia, os pais dos noivos e os padrinhos ficam nos primeiros bancos do lado direito e do lado esquerdo. Em um casamento católico os pais podem até ficar mais à frente, mas não é regra.

A sequência da cerimônia vai depender da cultura de cada religião nesse caso. Algumas religiões seguem à risca seus roteiros, o que se torna um detalhe importante na hora de decidir o local da cerimônia. É sempre bom entender os processos de cada igreja e celebrante.

Dois momentos são icônicos em qualquer cerimônia de casamento: as alianças e o sim. 

A tradição define a função de entregar as alianças às damas e pajens. Porém, isso já vem sendo atualizado de tempos em tempos. Avós, filhos, afilhados, até animais de estimação podem ter essa honra.

Os noivos podem optar por fazer seus votos de casamento ou não, isso fica a critério. Mas quando optam, geralmente trazem muita emoção para o dia do casamento. Em seguida vem o momento mais esperado da cerimônia: o SIM e o “pode beijar a noiva”.

Leia mais: Realizar ou não a cerimônia no local da festa

Final da Cerimônia

Ao final da cerimônia, o noivo e a noiva devem cumprimentar seus pais e sogros, bem como os padrinhos. O que também caiu um pouco em desuso em relação aos padrinhos pelo tempo dispendido.

Costuma-se aproveitar este momento para fazer as fotos com os familiares e os padrinhos. E em seguida é hora da saída. Não existe uma ordem padrão de saída, porém a mais tradicional é primeiro os padrinhos (para fazerem a fila de arroz), em seguida os pais dos noivos e por fim os noivos com as damas e pajens.

Festa de casamento

A sequência mais tradicional para o início da festa com a chegada dos noivos é:

  • Entrada dos noivos;
  • Padrinhos e pais no centro da pista para recepção;
  • Noivos brindam com pais e padrinhos;
  • Noivos dançam (uma valsa ou mais comumente uma música da preferência do casal).
  • A partir daí é só diversão.

E já não é mais obrigatório ou chique cumprimentar os convidados de mesa em mesa, como manda a tradição. Geralmente a quantidade de convidados é grande e os noivos perdem muito da festa nesse movimento. A pista de dança ajudará na interação com os convidados.

Leia mais: Realizar ou não a cerimônia no local da festa

Bom, esse é o roteiro básico de um casamento, claro que você pode personalizar do seu jeitinho, dentro do permitido pela igreja, como muitos casais já fazem. Pesquise bastante as tendências, monte seu roteiro de casamento e esteja preparada para o grande dia.

Acompanhe nossas redes sociais para conferir mais conteúdos interessantes sobre casamento: Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *