Fondue, uma excelente opção de jantar

Tempo de leitura: 4 minutos

Sempre tem aquele dia em que queremos fazer um jantar diferente em casa, seja para comemorar alguma data especial ou apenas para curtir uma noite com amigos ou familiares. A escolha do cardápio pode ajudar a deixar esse jantar ainda mais agradável, como é o caso do fondue.

O fondue é um prato muito apreciado principalmente em noites frias, e ao contrário do que muitas pessoas imaginam não é um prato tão complicado de ser feito e nem de ser consumido. Inclusive, ao servir promove-se uma grande interação entre as pessoas presentes, uma vez que todos se reúnem para compartilhar o aparelho em que é servido.

Existem basicamente dois tipos de fondue (salgado e doce). Vamos conhecer os sabores que você pode preparar e degustar quando quiser.

fondue-utensílios

Fondue salgado

Entre os salgados os mais comuns são o de carne e o de queijo. Existem variações com camarões, cogumelos, etc, mas vamos nos ater aos dois principais neste texto.

Fondue de carne:

Para o fondue de carne você deve escolher uma carne bem macia. A carne mais indicada é o filé mignon, mas pode-se usar também o contra filé ou alcatra. A carne deve ser cortada em cubos de aproximadamente 1 centímetro.

O modo de preparo desse receita é bem simples:  É preciso aquecer uma boa quantidade de óleo ou azeite. Leve ao fogo até chegar à temperatura de 150 graus é então pode passar para o panela de fondue. Pode-se acrescentar alguns condimentos como alecrim, alho, louro, etc, para saborizar. A carne é frita na mesa, no momento do jantar, ou seja, cada pessoa deve mergulhar um pedaço de carne no óleo ou azeite quente e aguardar até que fique pronta. O ponto da carne fica ao gosto de cada um.

Sirva o fondue de carne com molhos variados. Algumas boas opções são: molho de mostarda, barbecue, tártaro, queijo roquefort, dentre vários outros. 

fondue-salgado

Fondue de queijo:

Esse fondue pode ser feito com vários tipos de queijo, sendo os semi-curados os mais indicados, como o emental, gruyère e gouda. Pode-se misturar outros queijos, o que vai depender da receita escolhida.

Para fazer a receita de queijo é interessante passar um dente de alho no fundo da panela a ser utilizada para realçar os aromas dos queijos. Retire o alho em seguida e coloque o queijo.

O fondue de queijo é ótima opção para entrada ou pode ser servido junto com o de carne como prato principal. Seus acompanhamentos principais são pães, cogumelos e batatas assadas.

Fondue doce

O principal fondue doce é o de chocolate. Também existem outras opções menos tradicionais como doce de leite e goiabada.

fondue

Fondue de chocolate:

Essa receita é extremamente fácil de preparar e irresistível. Basta derreter em banho maria o chocolate (ao leite ou meio amargo), podendo ser inclusive uma mistura dos dois e creme de leite. Em seguida basta passar para o recipiente e servir.

Os acompanhamentos do fondue de chocolate são frutas variadas como banana, uva, morango, kiwi, etc e também biscoitos doces.

Aparelhos e utensílios

Para servir, você vai precisar de um aparelho de fondue, uma panela de fondue (rechaud). Recomenda-se ter um réchaud para cada um dos tipos salgado ou doce, evitando assim ter que lavar o aparelho para servir cada um. 

É importante também entender que para cada tipo de fondue existe um material ideal de aparelho. Para fondue de carne o adequado é um rechaud de inox ou metal que contém mais a temperatura. Já o de queijo ou de chocolate devem ser servidos em aparelhos de cerâmica ou esmaltados.

Não esqueça de garantir os garfinhos para todos os convidados do jantar. Eles podem se servir direto com os garfinhos ou pegar os itens com os garfinhos, colocar no prato e comer com talheres.

E por que não receber pronto em casa?

Qualquer fondue pode facilmente ser feito em casa, inclusive coletivamente em meio a uma boa conversa. Porém, caso você queira aproveitar a noite sem preocupações e com a garantia de nossa culinária, é possível encomendar essa delícia aqui no Buffet Catharina.

Temos as opções salgadas e doce para encomenda, que você pode degustar no conforto da sua casa. Confira no nosso cardápio.

Leia mais: Atendimento online de Buffet

Nos acompanhe em nossas redes sociais para mais informações como essa: Instagram | Facebook | Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *