Tempo de leitura: 3 minutos
Não importa o tipo de festa, casamento, 15 anos, formaturas, aniversários em geral… os doces são sempre muito bem vindos, obrigada! Além de compor a mesa principal, eles possuem uma outra grande função na festa: adoçar o dia ou noite dos convidados, encerrando com chave de ouro a comemoração.
Para quem acha que escolher os doces para uma festa é tarefa fácil, engana-se! É muito importante dar a devida atenção à essa decisão, pois alguns pontos precisam ser considerados, como: sabor, beleza, apresentação, alinhamento com a decoração da festa, quantidade, preço e até mesmo estilo dos doces.
Veja nesse texto qual a melhor forma de decidir os doces da sua festa, por meio de algumas dicas que vamos dar.
Apresentação dos doces
A primeira questão a se considerar é a apresentação dos doces, a forma como são finalizados e dispostos (forminhas, suportes, etc). Para isso, veja muitas fotos de trabalhos anteriores dos buffets que você está avaliando e busque referências de quem já contratou essas empresas, se possível.
A aparência dos doces é crucial para beleza da mesa principal e claro, para aguçar o paladar dos convidados através dos olhos.
Sabores
Mas nem só de beleza se garante um bom doce. Não adianta ser extremamente visual se não for saboroso. Neste momento é imprescindível a etapa de degustação do buffet escolhido. Assim, você identificará os sabores que mais lhe agradam ou que você acredita agradarem seus convidados.
Experimente e aprove todos os sabores que julgar válidos para o seu grande dia e assim evite frustrações no dia da festa.
Preço x qualidade
Existem estilos e preços variados de doces no mercado. É claro que você não precisa escolher os mais caros, mas não é muito recomendado decidir os doces pelo menor preço. Em regras gerais da confeitaria, quanto mais elaborado e com ingredientes de melhor qualidade for o doce, mais alto tende a ser seu custo e consequentemente seu valor de venda.
A questão aqui é observar a proposta de produção dos doces da empresa selecionada, e mais uma vez, colher bastante referência no mercado para validar a qualidade dos serviços dessa empresa. Tente sempre alinhar o valor proposto ao seu orçamento disponível, dosando qualidade e preço justo.
Estilo da festa
E por fim, ao pensar nos doces para sua festa, é interessante levar em consideração o estilo da mesma. Como os doces acabam sendo parte da decoração da festa, é oportuno que estejam em sintonia com o ambiente proposto.
Vamos usar uma festa de casamento como exemplo:
- Se você optou por um casamento com estilo mais clássico e tradicional, abuse dos doces clássicos como os bem casados, bombons e camafeus. Não tem erro!
- Por outro lado, se você vai aderir a uma comemoração moderna, descontraída e jovial, pode ousar na criatividade para a apresentação de doces mais elaborados, mesclando formatos e texturas.
Aqui trouxemos algumas dicas simples que vão te dar uma boa orientação na escolha dos doces para sua festa, seja ela de aniversário, casamento, formatura ou outro tipo de comemoração.
O Buffet Catharina trabalha com uma linha de doces para festas e neste momento está aceitando encomenda pelo serviço Catharina Gastrô. Confira!
Leia mais sobre: Buffet de casamento: como não errar na escolha
Continue acompanhando nossas redes sociais para ver mais conteúdos como este: Instagram | Facebook