O que servir em um chá de panela?

Tempo de leitura: 4 minutos

Organizar um casamento envolve muito mais do que os os preparativos para o grande dia. Para quem gosta principalmente de seguir as tradições, o chá de panela, também chamado de chá de cozinha é uma ocasião muito especial pré casamento.

Esse é o momento de reunir os amigos de forma descontraída para iniciar as comemorações e ganhar presentinhos para a casa nova. No entanto, é um evento que nem sempre tem a atenção merecida em meio a tantas providências para o casamento.

Vamos dar aqui algumas dicas interessantes sobre o que servir, para você organizar seu chá de panela sem complicação e com muito bom gosto.

chá de panela

Informalidade é o segredo

O chá de cozinha é um evento pré casamento que deve ser tratado e organizado com mais informalidade. Deixe toda a pompa e orçamentos maiores para o casamento e aqui atente-se a criar um ambiente agradável e descontraído para os amigos e a família.

Portanto, não se preocupe com grandes buffets e uma equipe robusta para o salão. Trabalhe com locais à vista para servir as comidas e as bebidas, com organização e praticidade para os convidados. Nossa dica aqui é o simples com um toque de sofisticação. Confira!

Alinhe cardápio ao horário

Antes de mais nada defina o horário do seu chá de panela. Pois, o horário influencia bastante no tipo de comida a ser servida. Ao organizar o chá alinhe o cardápio ao horário de maneira harmoniosa.

Um chá pela manhã por exemplo requer comidas mais leves como folhados, frutas ou até um Brunch. Já aqueles realizados entre o horário de almoço e a parte da tarde, podem oferecer um buffet com petiscos em uma mesa de boteco ou um almoço no estilo americano (self service). E por fim, o chá realizado no final da tarde ou à noite pode apostar em finger foods ou um jantar mais informal.

Leia mais: Contratação do buffet: dicas para acertar na escolha

Ideias do que servir no chá de panela

Entradinhas e finger foods

Apostar nas entradinhas e nos finger foods para compor o cardápio do seu chá de panela ou chá de cozinha pode fazer toda e diferença na praticidade da festa. Isso porque são pratos em pequenas porções, geralmente bem fáceis de manipular, ou então para se comer com as mãos como sugerem os finger foods, não necessitando assim de grande estrutura de mesas para o serviço de buffet.

Cardápio temático

Atrelar o cardápio a um tema específico, assim como a decoração, pode ser algo bem especial. Uma boa ideia é adiantar o tema da festa de casamento nas comidas no chá de panela. Isso traz uma conformidade para o buffet.

Outras propostas podem fazer parte do buffet como comidas típicas de algum país ou região, como Itália ou comida mineira, por exemplo, e até mesmo pensar em um cardápio bem moderno ou seguindo o estilo mais rústico e campestre.

E ainda se forem apenas mulheres convidadas para o chá, pode-se pensar em um tema bem feminino e delicado para o buffet, incluindo mais doces e até mesmo lembrancinhas para entregar a cada convidada.

Almoço ou jantar

Se prefere oferecer uma refeição mais formal como almoço ou jantar no seu chá de panela, ao fazer uma lista de convidados atente-se ao perfil dos mesmos, para definir o estilo da comida, assim como do serviço de buffet.

Em geral, os chás de panela possuem uma atmosfera mais informal, mas nada impede de servir um jantar em um buffet à francesa (em que os garçons servem os pratos). Isso vai depender do estilo que você gostaria de imprimir em sua festa.

Veja uma seleção de boas ideias de buffet para chá de panela no Pinterest.

Essas são algumas ideias simples que podem lhe ajudar na organização e definição sobre o chá de panela. Afinal, você tem inúmeras providências para tomar até o dia do seu casamento e um chá prático pode ser uma boa solução.

O Buffet Catharina possui opções diversificadas para esse tipo de evento, podendo lhe oferecer inclusive o serviço de encomenda de buffet em menores quantidades, para a ocasião. O cardápio está incrível!

Acompanhe nossas redes sociais para ver mais dicas para casamento como essa, do que servir no chá de panela.  Facebook | Instagram | Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *