Tipos de buquê de casamento

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje o nosso assunto é o buquê do seu casamento. Parece um assunto simples e sem mistérios, mas o que talvez você não saiba é o significado desse acessório no casamento e as variadas opções existentes atualmente para a montagem do seu buquê.

Vamos então entender de onde surgiu o uso do buquê nos casamentos:

O buquê surgiu na Grécia antiga, quando as noivas usavam maços de ervas e grãos para que os noivos tivessem uma união frutífera. Uma outra opção eram maços feitos de ervas fortes, especiarias e alho, para que a noiva ficasse livre de espíritos malignos.

Essa tradição foi se espalhando pelo mundo na idade média, se popularizou na Europa e foi adquirindo outros significados e simbologias com o tempo. E hoje o buquê tem um significado mais universal: de vida e fertilidade. E ainda outras simbologias alinhadas de acordo com as flores escolhidas. Saiba mais sobre outras teorias de origem do buquê de noiva.

tipos de buquê

Tipos de buquê

Para iniciar a difícil escolha do buquê de noiva, você precisa saber antes de tudo as diversas opções (formatos) de buquê existentes no mercado. Vamos aos mais utilizados:

  • Buquê redondo: O buquê mais tradicional, queridinho das noivas mais clássicas que preferem um buquê mais organizado. Ele pode ser composto por vários tipos de flores, sendo as rosas as mais tradicionais.
  • Buquê assimétrico: Esse é o buquê das noivas com estilo mais ousado e despojado. O buquê pode ser composto por um mix de espécies de flores e folhagens, disposto de forma mais bagunçada.
  • Buquê cascata: Um formato de buquê muito utilizado no passado e que voltou com força total e repaginado. Atualmente, apresenta-se mais comprido e menos compactado. Trazendo muita personalidade à noiva. Formato ideal para noivas mais longilíneas.
  • Buquê braçada: Um tipo de buquê que é apoiado no antebraço e não nas mãos, daí vem seu nome. Este formato dá uma ar mais informal e combina muito bem com casamentos diurnos.
  • Flor única: Uma das tendências mais atuais e ousadas para o buquê é usar a flor única. Nestes casos, escolhe-se uma flor mais imponente. Noivas mais seguras e modernas e que já possuem um vestido rico em detalhes gostam muito dessa opção.

Escolha das flores

A escolha das flores para o buquê acontece muito de acordo com o estilo da noiva e de seu vestido. São diversos tipos de flores e folhagens disponíveis, que remetem a sensações e simbologias diferentes.

Os buquês de rosas, como rosas brancas ou rosas vermelhas são os mais tradicionais e ainda com boa preferência das noivas. As rosas são flores ideais para a montagem do buquê redondo, devido ao seu formato mais arredondado e simétrico. E quando pensamos na escolha das cores das rosas, temos aí algumas simbologias a serem destacadas: as flores brancas remetem a tranquilidade e paz, um casamento sereno. Já as flores vermelhas trazem vivacidade e paixão remetendo a uma união intensa e cheia de amor.

Os buquês de flores do campo também são muito solicitados no mercado e trazem um estilo mais bucólico para a noiva e o casamento. Apostar nessas flores para um casamento ao ar livre e diurno a garantia de um alinhamento perfeito.

Existem ainda opções de flores bem interessantes e mais ousadas, por seu formato, como o buquê de girassóis, copos de leite, tulipas, etc. Flores ideais para as noivas modernas e cheias de estilo, assim como as cerimônias de casamentos com decoração igualmente moderna.

Criatividade e personalidade

Falamos muito sobre os tipos de buquês, bem como os tipos de flores disponíveis, e sempre mencionamos a questão de estilo e personalidade da noiva. Sim, o seu buquê pode e deve imprimir aquilo que mais lhe agrada e venha ao encontro de sua personalidade.

A escolha o buquê de flores é essencialmente parte de seu gosto pessoal. Portanto, deixe sua criatividade fluir neste momento. Pense em algo único e que expresse seus sentimentos mais profundos e bonitos.

Consulte profissionais especialistas no assunto para que lhe ajudem a trazer aquilo que mais casará com seu estilo, com seu vestido e com sua personalidade.

Enfim, o buquê de noiva é uma escolha extremamente individual e que deve ser feita com propriedade. Lembre-se que o buquê é um acessório e compõe o vestido de noiva, e portanto, deve ter sinergia com o mesmo.

Esperamos ter ajudado a entender melhor todas as possibilidades e variações desse acessório essencial para um casamento. Continue seguindo os conteúdos do Buffet Catharina que sempre trazemos muito assunto importante sobre casamentos. E não deixe de acompanhar nossas redes sociais – Facebook | Instagram | Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *