Qual é a importância da degustação?

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja em um casamento, formatura, aniversários ou até mesmo em um evento corporativo, o serviço de buffet é sempre um ponto essencial ao organizar a festa. Todo bom anfitrião deseja servir sempre o melhor possível e encantar seus convidados. E para não errar na escolha do serviço de buffet o momento da degustação é muito importante em todo o processo.

Se você está selecionando buffets para sua festa e pretende fazer a prova de degustação do buffet, mas não sabe exatamente como avaliar as opções, continue lendo este texto, pois vamos te mostrar a real importância desse processo e como fazê-lo.

degustação

Antes de tudo, defina o estilo da festa

Sim, o estilo da festa vai influenciar diretamente no estilo de serviço do buffet e nos itens escolhidos para tal, como as entradinhas, pratos principais e até mesmo a sobremesa.

Alinhe tudo sobre o estilo da sua festa com as empresas de buffet que está avaliando, assim elas conseguem montar opções em conformidade com esse estilo, além de entender a personalidade dos noivos, aniversariantes ou formandos, enfim, dos anfitriões da festa.

A forma como o buffet será servido também sofre influência do estilo escolhido para festa. Será um serviço volante, finger foods, à francesa? Terá jantar ou um coquetel? Tudo deve ser levantado junto às empresas de buffet.

Qualidade dos serviços

Após definir o estilo de festa e portanto o estilo do buffet, hora de avaliar o cardápio proposto. Diquinha: marque a degustação em pelo menos três empresas para comparar a qualidade dos serviços.

Avalie a forma de servir o menu, a apresentação dos pratos, os vasilhames. Se possível, peça para conhecer a cozinha, os utensílios usados, enfim, tudo aquilo que possa te dar uma segurança no serviço.

Experiência dos convidados

Prepare-se para a prova do cardápio, para que consiga experienciar todos os sabores e sensações que ele pode proporcionar aos seus convidados, uma vez que a comida é o ponto mais lembrado pelas pelas pessoas em uma festa.

O ideal é ir para a degustação com o estômago mais vazio para conseguir experimentar com facilidade todos os itens do menu. Sentir as texturas, os temperos e sensações olfativas proporcionadas pelos pratos.

Dessa forma, você conseguirá degustar tudo o que será servido e ter a real sensação de seus convidados no dia da festa.

Detalhes que fazem a diferença

Alguns detalhes são cruciais para a decisão durante a prova de degustação. Saiba percebê-los e não terá dúvidas na decisão do serviço. Nem vamos aqui falar do sabor, que é ponto chave em um buffet, portanto, não pode ser considerado um detalhe e sim uma essencialidade.

Visual: De que adianta termos pratos saborosos se o visual nem nos dá vontade de experimentar? Pois é, avalie muito bem o visual dos itens apresentados. Devem ser bonitos, causar apetite, mostrar suculência.

Cheiro: Hum… isso sim é um detalhe diferencial em um serviço de buffet. O olfato nos remete a várias sensações boas ou ruins. E uma comida cheirosa já transmite uma ótima sensação mesmo antes de comer.

Vasilhames: A apresentação da comida depende muito de onde e como está sendo servida. Preste atenção neste detalhe. Vasilhames bem cuidados e limpos fazem toda diferença.

degustação

Apresentação dos garçons: Por fim, perceba a apresentação da equipe do buffet. O dia da degustação dirá muito sobre como a equipe se apresentará e se comportará durante a festa.

Acreditamos que com esses pontos conseguimos ressaltar a grande importância da degustação do buffet. Esse é um momento bastante criterioso e que não deve ser menosprezado. Com ele você evita surpresas no dia do evento.

O Buffet Catharina oferece a prova de degustação completa para sua festa. Estamos à disposição para conversar e agendar uma degustação. Acompanhe nossas redes sociais – Facebook Instagram – para receber notificações de novas matérias. Siga-nos também no Youtube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *