Massas no buffet de formatura

Tempo de leitura: 3 minutos

É comum em eventos comemorativos servir massas no buffet. De modo geral, esse tipo de prato é servido como jantar ou prato quente mais para o final da festa.

Existe uma grande variedade de massas para compor um buffet irresistível, que vai desde os formatos, recheios aos acompanhamentos. Isso ainda fica mais interessante quando falamos de festas de formatura, uma vez que é um tipo de evento que caracteriza-se por convidados de variadas idades e gostos.

É fato que as massas são queridinhas entre os brasileiros, muito por influência dos imigrantes e descendentes italianos. Portanto, investir nesse tipo de prato na sua formatura é sucesso garantido. Vamos agora entender um pouco das possibilidades de servir massas em buffet e suas vantagens.

massas no buffet

O que servir

Um buffet de massas tem um vasto leque de opções e aqui o importante é entender que tipo massa será mais interessante para seu evento.

Os tradicionais penne e espaguete são itens sem erro para se servir. São práticos e versáteis, aceitando inúmeras possibilidades de acompanhamentos. Se for o prato final da festa, é comum colocar uma opção de massas e até três tipos de molhos para acompanhar. Tudo à escolha do convidado. Carnes podem vir separadamente como acompanhamentos das massas.

massas no buffet

Mas, se sua turma prefere algo mais elaborado e moderno, cannelloni e raviolli são pratos maravilhosos que encantam pelos recheios que podem existir. Desde a opções vegetarianas com ricota, espinafre, quatro queijos, até massas recheadas com carnes vermelhas ou brancas.

Existem outras opções de massas, como:

  • fettuccine;
  • lasanha;
  • conchiglione;
  • castellane;
  • talharim;
  • ruote;
  • dentre outros.

Quando servir

Como já dissemos, massas geralmente são servidas mais ao final da festa, como jantar. Mas não precisa ser somente neste momento.

Pode-se trabalhar com mini pratos de massas a serem servidos por garçons durante o período da festa. Ou até mesmo deixar um buffet de massas à disposição dos convidados. Essa decisão vai depender do estilo da festa.

Como servir

Existem algumas formas de servir massas. E mais uma vez aqui vai depender do estilo de festa que a turma prefere e do próprio perfil dos formandos.

Se a turma tem uma característica mais informal, talvez deixar uma mesa de massas à disposição dos convidados, onde eles mesmos podem montar seus pratos, seja uma boa ideia. Por outro lado, se a turma prefere um nível maior de organização e padrão, ter uma equipe servindo na mesa de massas seria mais adequado.

Ao optar por mesa de massas, vale a pena verificar a possibilidade de fazer a finalização ao vivo, ou seja, finalizar o prato com os queijos no momento de servir.

O serviço volante (forma de servir com garçons rodando entre os convidados) pode ser bem interessante para pratos menores com massas, ou até para maior conforto dos convidados mais velhos.

No Buffet Catharina trabalhamos com a mesa trattoria – um buffet inspirado nas trattorias italianas (tipo de restaurante familiar que possui massas e queijos como carro chefe).

A ideia é oferecer uma experiência única aos convidados, trazendo a produção até eles, com grande variedade de massas, molhos e acompanhamentos no momento de servir.

Bom, agora você já tem uma boa noção de como pode inserir massas no buffet da sua formatura. Agora avalie bem as empresas de buffet, faça degustação e compare bastante. Decida por aquela que poderá proporcionar a melhor experiência para os formandos e seus convidados. Estamos à disposição para orçamentos e degustações. Acesse nosso site para saber mais!

Para acompanhar mais atualizações, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *