O que servir em um coquetel corporativo?

Tempo de leitura: 4 minutos

Eventos corporativos são ambientes em sua maioria formais e voltados para negócios. Esse tipo de evento sempre traz algumas dúvidas quanto ao buffet a ser contratado. Muitas vezes escolhe-se um coquetel corporativo por sempre agradar os convidados.

Mas, você sabia que coquetéis podem ter variações de acordo com algumas características do evento? Como acertar no que será servido?

Vamos falar um pouco sobre o que habitualmente é servido em um coquetel corporativo, bem como as variáveis que influenciam na escolha dos itens a serem servidos.

coquetel corporativo

Coquetel tradicional

Coquetéis possuem em sua essência o teor mais prático, que dispensa inclusive o uso de muitos talheres para ser consumido. É um tipo de buffet que agrada a “gregos e troianos”, pois geralmente são serviços os chamados finger foods e petiscos (para serem consumidos com a mão). Isso torna tudo mais fácil, tanto para o serviço de buffet, quanto para os convidados.

Em coquetéis de forma geral serve-se folhados, salgados finos e bebidas requintadas para acompanhar as comidas. Porém, algumas questões do evento podem influenciar na escolha da comida e da bebida, e vamos listá-las abaixo:

Horário do evento

O horário em que será realizado o evento influencia bastante no que servir. Isso porque obviamente, durante o dia a tendência é servir itens mais leves e de fácil digestão. E se for na parte da manhã trabalha-se mais um brunch com pães, frutas e bebidas não alcoólicas.

À noite, em contraponto, já é possível servir comidas e bebidas mais encorpadas. Se o evento estiver encerrando alguma atividade de negócio, um coquetel estilo happy hour com cervejas e drinks é super bem-vindo.

Local do evento

O tamanho e disposição de mobília do local onde será realizado o evento faz toda diferença na hora de escolher os itens a serem servidos e principalmente como serão servidos.

Se o ambiente é mais espaçoso e com pouca mobília o ideal é ter garçons servindo os convidados durante todo o tempo. Além disso, optar por itens mais práticos de se comer é muito importante. Em ambientes menores já é interessante dispor as comidas em mesas para que os convidados fiquem à vontade para se servir a qualquer momento.

Perfil do evento

O perfil ou estilo do evento corporativo contribui significativamente para a decisão do tipo de coquetel a ser servido. Eventos mais informais como confraternizações e comemorações em geral não exigem tanta formalidade e portanto cabem canapés e salgados. Porém, quando temos eventos de negócios e network o mais recomendado é servir itens mais requintados e elegantes como folhados, frios e afins.

Data do evento

A época do ano pode trazer possíveis alterações no cardápio e oferecer versões interessantes de petiscos. No Brasil temos um verão bastante quente e portanto cabe trabalhar aqui com frutas variadas, até da época ou região, e bebidas mais refrescantes.

Já em clima mais frio podemos inserir opções de bebidas quentes como cafés gourmet ou em temperatura ambiente como o vinho tinto, que podem dar um toque especial ao coquetel.

Adaptações X tradicional

Não existe uma regra para o que deve servido em um coquetel corporativo. Claro que existem sim tendências para esse tipo de buffet, como já falamos no início deste texto.

Adaptações no coquetel são super bem vindas, desde que harmonizem com o ambiente e perfil do evento e não tirem a elegância do mesmo.

Veja algumas opções interessantes de comidas:

  • Canapés variados;
  • Frutos do mar (camarões empanados, casquinha de siri, ceviche);
  • Espetinhos variados;
  • Frutas variadas no palito;
  • Salgados finos (folhados, assados ou fritos);
  • Doces finos;
  • Dentre outros.

Entre as bebidas temos um grande leque de opções, como: champagne ou espumante, vinho, drinks leves, cerveja, refrigerante, sucos, cafés e água.

coquetel corporativo

Agora você já sabe que um coquetel corporativo pode ter várias versões de acordo com data, horário, local e perfil do evento. Portanto, basta montar um planejamento com todas essas variáveis e arrasar no buffet.

Se precisar de uma “mãozinha”, o Buffet Catharina trabalha com variados itens para coquetéis e para qualquer estilo de evento. Vamos adorar te ajudar! Para mais dicas, basta seguir-nos nas redes sociais – InstagramFacebook YouTube – e ficar atento às novas postagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *