Jantar ou almoço de casamento: qual é a melhor opção

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma dúvida corriqueira entre os noivos ao organizar a recepção de casamento é o buffet. O que é melhor servir, jantar ou almoço?

O que podemos adiantar, como especialistas neste segmento, é que existe uma série de fatores que devem ser levados em consideração para a tomada dessa decisão. E com este texto vamos detalhar esses fatores e dar alguns exemplos interessantes para cada ocasião. Continue conosco!

Leia mais sobre: Buffet de casamento: como não errar na escolha.

jantar ou almoço

Por que um almoço?

Em casamentos realizados durante o dia é importante primeiro se atentar ao horário. Nem sempre será necessário servir um almoço completo, mas é essencial servir algo mais substancial em algum momento da recepção.

Se seu casamento for logo pela manhã, o brunch é uma excelente opção. Este tipo de buffet é servido entre 10 e 11h da manhã. É caracterizado por uma mistura de café de manhã (breakfast) e almoço (lunch), daí o nome Brunch. Aqui podem ser servidos salgados e pães variados, patês, frios, frutas, tortas, panquecas, saladas, bolos e afins.

Por outro lado, se a recepção for após às 11 horas da manhã, o ideal é mesmo servir um almoço. O estilo de buffet pode variar de acordo com o estilo da festa proposto, podendo ser em estilo americano, tipo self service, ou à francesa (volante), em que os convidados são serviços em suas mesas.

Por que um jantar?

Quando falamos em casamentos realizados no período da noite logo nos vem a preocupação de servir um jantar. Aqui novamente é preciso avaliar o período da recepção (e horário de término).

Festas que se estendem pela madrugada, por exemplo, requerem sim que se sirva um jantar em determinado momento da recepção. Portanto, defina primeiro o horário da sua recepção para então resolver com o buffet o que deve ser servido.

Lembramos que nem sempre é necessário servir um jantar completo e formal, pois isso dependerá novamente do estilo da festa. Se temos uma festa mais informal, em que nem todos os convidados possuem mesas, o ideal é servir um prato mais substancial que possa ser degustado em pé. Já festas mais formais pedem um jantar igualmente formal com entrada, prato principal e sobremesa, por exemplo, que ficará muito elegante servido no estilo volante.

O que levar em consideração?

Falamos bem no início deste texto que existem vários fatores a serem levados em consideração para se decidir entre servir jantar ou almoço e ainda se é necessário servi-los. Agora vamos entender quais são esses principais fatores.

Horário

Já mencionamos anteriormente sobre o horário da recepção. Obviamente uma festa diurna ou noturna já elimina jantar ou almoço.

O importante aqui é que os noivos definam o horário que mais lhes agrada e partir daí discutir sobre o buffet.

Orçamento

O orçamento disponível para a recepção precisa ser considerado neste momento. Uma questão importante a se levar em conta é que as pessoas tendem a comer mais durante o dia, portanto, pode ser que um almoço exija um orçamento maior, a princípio.

Estilo da festa

O estilo da festa dita muito sobre o que pode ser servido no buffet. Isso porque atualmente existem estilos variados de buffet para casamento, assim como várias formas de se servir um almoço ou jantar. A regra básica é: estilo mais formal, buffet mais formal; estilo mais informal, buffet igualmente informal.

Convidados

As características gerais de seus convidados conta bastante para a decisão de se servir almoço ou jantar no casamento.

Pense comigo: se sua recepção tem um grande número de familiares com idade predominantemente mais elevada, a ideia de uma festa durante o dia, com almoço pode ser mais agradável para eles. Por outro lado, se os jovens predominam entre a lista de convidados, uma festa noturna com um jantar mais informal pode ser mais interessante.

Leia mais: Como definir a lista de convidados do casamento

Vimos aqui que a decisão entre servir almoço ou jantar e como servi-los parte do princípio primordial do estilo de recepção e orçamento para tal. Consultar empresas especialistas em buffet é muito importante neste momento.

Esses profissionais possuem expertise na área e podem trazer vários elementos importantes para a tomada de decisão. Inclusive, existem empresas especializadas em tipos distintos de buffet.

O Buffet Catharina possui experiência de mercado e profissionais capacitados para lhe atender tanto com buffet de almoço, quanto de jantar. E mais, trabalhamos com diferentes estilos de buffet para atender os diferentes estilos de recepção. Acesse nosso site para conhecer!

Nos nas redes sociais – InstagramFacebook YouTube – e ficar atento às novas postagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *