Qual é a importância da comissão de formatura

Tempo de leitura: 3 minutos

A tão esperada festa de formatura é um momento que, além de muito especial, requer responsabilidade e disciplina em sua organização. Neste ponto percebemos a real importância da comissão de formatura.

A comissão de formatura trata-se de um grupo de pessoas escolhido por toda a turma para centralizar as informações e cuidar de todos os detalhes referentes à festa de formatura. Cada membro da comissão de formatura tem um cargo e função específica para garantir a eficiência do grupo.

Vamos então entender melhor como a comissão de formatura deve atuar e quais as suas responsabilidades frente às decisões que precisam ser tomadas.

importância da comissão de formatura

Estrutura e funções da comissão

Uma comissão de formatura é comumente formada pelos seguintes cargos: Presidente, Vice-presidente, Tesoureiro, 1° Secretário, 2° Secretário. Podem existir algumas variações para melhorar a eficiência do grupo, como a inclusão dos cargos de diretor, 2º tesoureiro, conselheiro e até mesmo um coordenador de eventos.

Vamos entender então as funções dos principais integrantes da comissão:

❏ Presidente – Este membro é o líder do grupo e coordena todas as ações da comissão. Quem assina e aprova as decisões, contratos de serviços, etc.

❏ Vice-presidente – Membro que substitui o presidente em qualquer momento e o auxilia em suas atividades.

❏ Tesoureiro – Este membro da comissão é responsável por todo o dinheiro que entra ou sai do fundo de formatura. Cabe a ele controlar os gastos e receitas (dinheiro arrecadado) da festa.

❏ 1° Secretário – Membro responsável por formalizar por escrito todas as decisões e atividades definidas em reunião e redigir as atas.

❏ 2° Secretário – Este membro substitui o primeiro secretário em sua ausência.

Como escolher os membros da comissão

O processo de escolha dos integrantes da comissão de formatura é decisivo para o sucesso da festa. A turma deve ser imparcial e pautar suas escolhas. Elas devem ser definidas por características primordiais como responsabilidade, espírito de liderança, organização, proatividade e principalmente disponibilidade de cada pessoa.

Decisões de responsabilidade da comissão

O primeiro passo a ser dado pela comissão de formatura é a elaboração de um Estatuto e então registrá-lo em cartório para que seja criada e registrada uma associação sem fins lucrativos. O estatuto não obrigatório, mas sua criação resguarda os integrantes da comissão em uma série de momentos importante. Sendo tudo acordado como pessoa  jurídica.

A comissão tem autonomia para organizar as finanças de acordo com as necessidades encontradas, de fazer as cotações dos serviços para votação da turma, e além disso, podem definir serviços como o cardápio, as atrações da festa de formatura, entre outros, quando não se tem um consenso de toda a turma.

Leia também: Mensalidade da festa de formatura: como definir o orçamento

Enfim, ao pensar na organização deste momento tão importante como a festa de formatura, é essencial estabelecer antes de tudo a formação da comissão de formatura. Assim, todo o processo fica mais prático, dinâmico e planejado de forma adequada.

Não se esqueçam da importância da comissão de formatura para a festa da sua turma. E acima de tudo sejam conscientes nas escolhas dos integrantes dessa comissão para então desfrutar o grande dia sem estresse ou frustrações.

O Buffet Catharina conta com opções de serviços essenciais para sua festa de formatura – o buffet e o espaço para o evento. Ficaremos felizes em fazer parte dessa etapa de sua vida.

Acompanhe outras dicas de formatura em nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *