Ceia de Natal: como planejar uma inesquecível

Tempo de leitura: 4 minutos

Chega dezembro e com ele toda a atmosfera natalina! Os preparos para a grande ceia de natal em família e amigos como a ser planejados. A ceia é o momento de reunir pessoas queridas para celebrar o nascimento do menino Jesus e agradecer pelo ano que se encerra.

Porém, preparar este grande momento do ano pode ser conturbado diante da rotina do dia a dia, principalmente na época do ano em que assumimos tantos compromissos de confraternizações em família, em amigos e no trabalho.

Pensando nesta questão e na importância deste momento, queremos dar algumas dicas importantes para a preparação da sua ceia de natal, para que você curta este momento do início ao fim.

ceia de natal

Horário e local

Antes de mais nada, é importante definir qual será o dia e horário da ceia de natal, uma vez que muitas famílias celebram a data na noite do dia 24 de dezembro e outras já preferem celebrar com um almoço no dia 25.

Sua ceia pode sofrer alterações tanto em decoração, quanto na definição do cardápio de acordo com a decisão sobre almoço ou jantar.

Lista de Convidados

Faça sua lista de convidados com antecedência para ter tempo hábil de enviar os convites (seja virtual ou tradicional) e receber as confirmações, afinal essa data é sempre muito concorrida e costumamos dividir nosso tempo entre família e amigos. 

Com sua lista de convidados em mãos é importante observar alguma questão especial necessária como pratos vegetarianos ou veganos ou até mesmo pratos algum convidado que tenha intolerância à glúten ou lactose, por exemplo.

Saiba mais: O que é RSPV e a importância dele para o seu evento.

Cardápio

Hora de pensar na questão mais importante da ceia – o que servir.

O cardápio é sempre o item que deve ser pensado também com boa antecedência para que você ganhe tempo nos preparativos, sobretudo para não ficar nos itens básicos como a famosa uva passa, ou o pêssego e uvas.

Já sabendo o horário da ceia, você tem condições de pensar no estilo e nos pratos que servirá. Ceias tradicionais com entrada, prato principal e sobremesa, ou algo mais informal com aperitivos? Tudo cabe desde que planejado adequadamente.

Em uma ceia de Natal tradicional é bem comum ter o peru de Natal como o centro das atenções, inclusive é uma opção que cabe muito bem para almoço ou jantar. Mas, existem também outras opções para o prato principal da sua ceia, como o chester, bacalhau ou até mesmo uma carne bovina, se for o caso.

ceia de natal

Ao pensar no cardápio faça uma lista de compras detalhadas com todos os ingredientes necessários para agilizar quando for comprar tudo. Porém, se não pretende cozinhar e sim encomendar sua ceia, feche com o local que vai preparar o cardápio com antecedência para não ficar sem opções.

 E se você prefere não ter trabalho ou preocupações nessa data, contratar um serviço de buffet que te entrega o cardápio pronto já com vasilhames e até mesmo a mão de obra para servir a ceia pode ser uma boa ideia. Neste caso, se apresse para fechar o serviço!

Decoração

A decoração é muito importante para este dia, pois traz a atmosfera do Natal ao ambiente! E você pode brincar com a decoração de acordo com o perfil dos seus convidados e o estilo da sua ceia. Seja mais simples ou bem sofisticada, o que importa é o ar natalino nos detalhes.

Se planeja uma ceia bem tradicional, montar aquela linda árvore de Natal e com ela mais acessórios pelo ambiente vai compor muito bem. Você aproveitar inclusive itens de Natal que já possui. Use sua criatividade.

Esses são os passos essenciais para planejar uma ceia de Natal inesquecível para sua família e amigos. O importante é não deixar para última hora e ter problemas na execução do que gostaria de fazer.

O Buffet Catharina possui um serviço específico para Ceia de Natal, tornando esse dia ainda mais especial. Contratando sua ceia de ponta a ponta você só precisará se preocupar em curtir o dia com as pessoas que ama. Conheça mais sobre o serviço:

ceia de natalAcesse o site do Buffet Catharina e nos acompanhe nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *