Saiba o que é RSPV e a importância dele para o seu casamento.

Tempo de leitura: 4 minutos

RSPV é a abreviação da expressão francesa “répondez s il vous plaît”, que em português significa “Responda por favor.” Até aqui não estamos contando nenhuma novidade. Mas, você que está preparando ou pretende iniciar os preparativos para o seu casamento, sabe exatamente do que se trata e como funciona?

rspv

Utilizado em eventos diversos em todo o mundo, o RSPV é essencial para facilitar a vida dos profissionais da área, bem como dos donos dos eventos (os clientes). Isso porque a sigla RSPV representa um pedido de confirmação de presença em determinado evento, sendo extremamente importante para o planejamento do mesmo.

Ao praticar este protocolo de comunicação os noivos terão mais liberdade para adequar os orçamentos de buffet e espaço da festa. Assim é possível evitar desperdício posterior e economizando no orçamento total.

Leia também: Como definir a lista de convidados do casamento

RSPV em casamentos

Vamos combinar que planejamento e organização de um casamento não são coisas simples, não é mesmo?

São inúmeras providências e decisões a tomar, com pouco tempo disponível para tanta coisa. Sendo necessário ainda aliar o trabalho no meio de tudo isso, na maioria das vezes.

Existem diversas facilidades disponíveis neste mercado de eventos de casamento, criadas no intuito de otimizar o processo como um todo. Uma dessas facilidades é o RSPV, pelo qual os noivos ou os cerimoniais, ou até mesmo as empresas de eventos conseguem ter uma visão mais assertiva do tamanho da festa, uma vez que terão confirmações formais de presença dos convidados.

RSPV receptivo e RSPV ativo

Este protocolo de confirmação pode ser trabalhado de duas formas: RSPV receptivo ou ativo. E isso também deve ser decidido para o perfeito funcionamento do processo.

O RSPV receptivo é o mais conhecido entre os noivos e consiste em receber as confirmações de presença diretamente dos convidados por canais como e-mail, telefone e até mesmo sites de casamentos. Funciona assim: os noivos colocam seus contatos no convite ressaltando a necessidade de confirmação de presença.

A maneira mais formal de inserir essa informação é o termo em francês mesmo que já é de entendimento mundial – RSPV. Pode-se também escrever e necessidade de confirmação de presença dos convidados por meio dos canais citados, o que seria mais informal, porém sem qualquer dúvida.

Já o RSPV ativo trata-se de ação para confirmar as presenças. Empresas especialistas em casamentos e cerimoniais costumam realizar esse trabalho, pois requer mais disponibilidade de tempo (coisa que os noivos nunca têm neste período).

Ligações são feitas para as famílias convidadas, recolhendo os telefones de cada membro da família e assim confirma-se presença de um a um por telefone. Essa ação garante com mais precisão o número de pessoas que estarão presentes no casamento.

É comum e altamente indicada a utilização das suas formas de RSPV quando possível. É comum os convidados se esquecerem, deixar pra depois e não confirmarem. Ao realizar primeiro o RSPV receptivo e depois de algum tempo o ativo, otimiza-se o processo geral e você terá mais tranquilidade para definir os orçamentos finais.

Leia também: Buffet de casamento: como não errar na escolha

O controle do RSPV

O RSPV pode ser perfeitamente controlado pelos noivos. Mas não se iluda, não é tão fácil e será mais um detalhe a se preocupar. Em casos como este montar um site de casamento é uma ideia interessante, uma vez que costumam oferecer o sistema de RSPV.

Agora, se você não quer dor de cabeça e tem condições financeiras, é recomendado deixar o controle com a assessoria ou cerimonial já contratado. Se optar também pelo RSPV ativo, contratar empresas especializadas neste serviço também é uma possibilidade.

fiquei noiva

Agora você sabe tudo sobre o RSPV e como utilizá-lo na organização do seu casamento. Com este protocolo você garante tranquilidade e assertividade no grande dia.

Aqui no Buffet Catharina é comum montarmos orçamentos para uma determinada quantidade de convidados e após a confirmação dos convidados realizada, adaptarmos para a quantidade confirmada. Temos especialistas neste tipo de evento para que justamente os noivos façam a melhor escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *