Os principais tipos de eventos corporativos

Tempo de leitura: 4 minutos

Os diversos tipos de evento corporativo atendem a objetivos específicos. Para um planejamento adequado é importante avaliar o estilo de cada um deles.

evento corporativo no buffet catharina

Os vários tipos de evento corporativo promovem a interação entre os participantes. Ele pode ser utilizado para gerar conhecimento para o público, estreitar o relacionamento com clientes e parceiros, fazer networking, além de vários outros objetivos.

Veja: Por que fazer um evento empresarial?

Ou seja, existem diversos tipos de evento corporativo. Veja abaixo os principais tipos de eventos corporativos.

Congressos

Os congressos são grandes eventos que ocorre em um período determinado. Durante a sua execução podem acontecer diversas atividades. Assim, eles englobam palestras, mesa redonda, simpósios, debates, dentre outros.

E geralmente esse tipo de evento corporativo é restrito a categorias de profissionais ou linhas acadêmicas. Ou seja, os congressos apresentam e debatem assuntos de interesse específico de um segmento. 

Portanto, o objetivo dos congressos é o enriquecimento científico e cultural dos participantes.

Convenções

As convenções são reuniões de profissionais de uma mesma empresa ou de empresas diferentes. Elas podem ser de diversos tipos, dentre eles, vendas, premiações, lançamento de produtos e comemorações. 

E geralmente o objetivo é promover um produto ou serviço mostrando as suas características para que os participantes possam realizar melhor o seu trabalho e gerar engajamento com a empresa.

Mesa redonda

A mesa redonda é uma reunião com tempo específico para o questionamento das teses apresentadas. Ou seja, há um moderador e um tempo limitado para cada especialista sobre o tema. Ao final pode haver um debate entre eles.

Além disso, também são respondidas perguntas dos participantes, mas no mesmo formato, com um debate direto.

Sendo assim, o moderador precisa articular bem os temas do debate, estimular a participação dos convidados e manter um clima de descontração que ao mesmo tempo seja de reflexão.

Feiras

As feiras de negócios são eventos corporativos que reúnem várias empresaspara expor seus produtos, serviços e projetos inovadores para um público específico.

Veja: Casar.com BH 2019

O principal objetivo das feiras de negócios é fazer contatos e, no caso das feiras comerciais, fechar bons negócios.

Geralmente o layout do espaço é organizado em forma de stands de exposição. Por isso, é muito importante se atentar ao tamanho do espaço.

Veja aqui a estrutura de nossos salões

Além disso, paralelamente aos stands de exposição, costumam ocorrer palestras, mesa redonda e outras atividades. 

E muitas empresas promovem ações no próprio stand, como demonstrações de produtos em horários específicos e outras atividades para atrair o público. Isso contribui para o sucesso do evento corporativo.

Ou seja, sem um atrativo que crie um diferencial, os participantes podem passar pelo corredor e não se sentirem estimulados a visitar o stand.

Palestras

As palestras são eventos de curta duração onde são apresentadas questões sobre um assunto específico. Podem ter teor motivacional, comportamental ou instrutivo. 

Em seguida, iniciam-se perguntas e debates com a platéia. Como complemento, podem haver demonstrações ou exercícios. 

Assim, as palestras podem ocorrer como atividades de outros eventos como congressos ou podem ser oferecidas por entidades, associações ou empresas.

Simpósios

Os simpósios são um tipo de evento corporativo que reúne especialistas de renome sob o comando de um moderador. Nele são apresentados temas científicos para um público determinado.

Sendo assim, a essência do evento é o debate de um tema por autoridades no assunto. Ao final, o público pode participar enviando perguntas aos moderadores.

Seminários

Os seminários reúnem atividades como debates, exposições e discussões para o desenvolvimento de capacidades e conhecimento através de instrutores especializados. 

Ou seja, o objetivo é trocar informações e experiências para que os participantes desenvolvam novas capacidades. Ou seja, o especialista transmite informações para que os participantes possam refletir.

Workshops

Os workshops são parecidos com cursos, porém, em formato de oficinas. Sendo assim, nesse tipo de evento corporativo, os participantes interagem mais intensamente. 

Neste sentido, há uma exposição inicial do conteúdo e, em seguida, são realizadas atividades práticas. Ou seja, o conhecimento é absorvido através de uma experiência conjunta, facilitando o aprendizado. 

Um ponto a ser avaliado para a escolha do local para o workshop, é que o ambiente possibilite, além das oficinas, períodos de coffee break.

Veja também: 9 dicas para escolher o espaço para eventos corporativos 

Qual é a dica para os vários tipos de evento corporativo?

Independentemente do tipo de evento corporativo, é preciso definir um local adequado à proposta do evento. Além disso, realizar contato com fornecedores como buffet e equipamentos de imagem e som, por exemplo.

Realizar o evento da sua empresa no Buffet Catharina é contar com a experiência e a credibilidade de mais de 65 anos atendendo a organizações de renome nacionais e internacionais.

Possuímos estrutura específica para a logística de eventos e o legado de ter testemunhado as celebrações mais importantes de Belo Horizonte. Conheça nossos diferenciais e solicite um contato de nossa equipe.

Acesse nosso site e acompanhe nossa página no Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *