As principais dicas para a escolha do convite de casamento

Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba como escolher o modelo, a importância da identidade visual, por que criar o save the date, como entregar o convite e veja alguns modelos de convite de casamento.

O convite de casamento será o primeiro contato dos convidados com a cerimônia. Ele transmite a impressão de como será a festa e demonstra a experiência que os noivos trarão aos convidados. Sendo assim, ele é capaz de envolver as pessoas, despertar a curiosidade, provocar sensações e emocionar.

Por isso, é importante que ele retrate a personalidade do casal e esteja em harmonia com os demais elementos que vão compor essa data inesquecível. Selecionamos as principais dicas para a escolha do convite de casamento. Confira!

Como escolher o convite de casamento?

Para a escolha do convite de casamento, alguns elementos devem ser levados em consideração. Primeiro escolha o tamanho. Há formatos tradicionais ou criativos.

Uma curiosidade interessante, é que o tamanho indica a proporção do evento. Um convite maior é relacionado à amplitude e imponência da celebração. Já um convite menor, indica que será uma cerimônia aconchegante e intimista.

Em seguida, avalie o tipo de papel e a gramatura, ou seja, o peso do papel. Escolha também o estilo, o tamanho e a cor da fonte. Opte por letras de fácil leitura. Além disso, o tipo de papel e o tamanho da impressão devem ser considerados, de modo a não alterar a aparência da fonte.

Defina o monograma, ou seja, o conjunto de iniciais ou nomes dos noivos. São elementos gráficos diferenciados e podem transmitir a essência do casal e o estilo da festa.

Outro ponto que deve ser avaliado é se haverá lacre, adesivo ou fita para selar o convite. E ainda, qual será o modelo do envelope?

Para definir todos esses elementos, dê uma olhada nos convites que já recebeu, pesquise as tendências e converse com os fornecedores para conhecer as técnicas e novidades disponíveis no mercado.

Por que manter a identidade visual no convite de casamento?

A identidade visual do convite é utilizada para comunicar o estilo do casamento. Ela cria harmonia com os demais elementos do casamento e demonstram a personalidade dos noivos em cada detalhe. Ou seja, refere-se ao uso do monograma nas peças, na paleta de cores, às estampas, objetos, dentre outros.

Assim, é importante que as cores e elementos do convite de casamento estejam em harmonia com a decoração, os arranjos, as toalhas de mesa, os sousplat e outros elementos.

menu convite casamentoFoto: Acervo Buffet Catharina

A identidade visual do convite de casamento deve combinar também com os demais itens da papelaria do casamento e objetos como o topo de bolo, backdrops, embalagens de lembrancinhas, estampas dos chinelos, dentre outros.

Por que usar o Save the date?

O save the date serve para criar expectativa e comunicar o casamento para os convidados. Ele pode ser útil para o agendamento de viagens, caso haja convidados em outras regiões ou para ocasiões que demandam um dress code específico.

Além disso, é válido também para aumentar as chances de os convidados estarem presentes e se planejem, inclusive financeiramente, com mais antecedência.

Antes de enviar o save the date, é fundamental definir a data e o local da cerimônia e da recepção. Geralmente ele é enviado de seis a quatro meses de antecedência e pode ser feito em formato impresso ou digital.

Nos últimos anos, o save the date virtual tem se popularizado, por causa da praticidade que pode oferecer. Pode ser enviado por e-mail ou Whatsapp e deve conter a identidade visual do casamento.

A entrega do convite de casamento

A entrega do convite de casamento merece atenção! É importante que os convidados recebam no prazo adequado e tenham uma ideia sobre o estilo e os detalhes da cerimônia.

Entregar em mãos é o mais adequado, porém, tendo em vista a quantidade de compromissos do dia a dia e os demais preparativos do casamento, a entrega via correio pode ser uma alternativa. Lembre-se de expressar o quanto gostariam de poder entregá-lo pessoalmente.

Com relação ao tempo de antecedência, o ideal é que os convidados recebam o convite de casamento de 3 a 2 meses antes da cerimônia, para que possam se programar.

Veja também: 6 dicas sobre lembrancinhas de casamento

Veja abaixo alguns modelos de convite de casamento
Convite Rústico

O modelo de convite de casamento rústico é ideal para casamento ao ar livre.

convite-de-casamento-rustico
Foto: SouthBound Bride
Convite Aquarela

Os convite de casamento aquarela são delicados e personalizados, pois, uma aquarela nunca é igual à outra.

convite-de-casamento-em-aquarela

Foto: Yuki Fujita

Convite Clássico

O modelo de convite de casamento clássico expressa tradição e o texto para esse tipo de convite geralmente segue regras de etiqueta mais formais.

convite-de-casamento-clássico-catharinaFoto: Patrícia Koeler Identidade Visual

Convite Temático

O convite de casamento temático acompanha o tema do casamento. Há inúmeras opções para tema na celebração do casamento.

convite-casamento-tematico-catharina
Foto: Miminhos Rita Catita
Convite Minimalista

O modelo de convite de casamento minimalista é clean, versátil, elegante e atemporal.

convite-de-casamento-minimalista-catharinaImagem: Elo7

Gostou das nossas dicas? Compartilhe!

Acesse nosso site e conheça nossas opções para que o seu casamento seja inesquecível!  Acesse nossa página do Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *