Como escolher o buffet de formatura?

Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba como calcular o custo, dicas para escolher o melhor serviço de buffet e como montar o cardápio da festa de formatura

Para que a festa de formatura seja uma ocasião inesquecível, é preciso saborear com familiares e amigos. Para isso, é imprescindível investir em um serviço de buffet contemporâneo e sofisticado. Mas, afinal, como escolher o buffet de formatura?

buffet de formatura

Imagem: Acervo Buffet Catharina

Como calcular o custo do buffet de formatura?

Para solicitar o orçamento para o buffet da festa de formatura, é preciso definir a quantidade de formandos e convidados. Outro ponto a ser considerado, é que o valor pode variar em função da qualidade e variedade do cardápio. Por isso, além de definir o número de pessoas, é preciso conhecer o perfil dos convidados, para analisar as suas preferências e faixa etária. Assim, será possível criar um menu diversificado e assertivo.

Uma das formas de conseguir um orçamento assertivo, é calcular o preço do jantar por pessoa. Além disso, é preciso considerar o tempo de duração da festa, para definir o número de refeições a serem servidas.

Geralmente, os serviços de buffet trabalham com cardápios pré-definidos. Porém, é possível acrescentar ou substituir pratos e negociar o custo das alterações.

Buffet Catharina Formatura
Imagem: Acervo Buffet Catharina
Como escolher o melhor serviço de buffet para o baile de formatura?

Para a escolha dos melhores prestadores de serviço de buffet para a festa de formatura, visite celebrações e peça referências a outras comissões e formandos. Além disso, agende uma degustação para conhecer as opções de menu.

Sem dúvidas o comprometimento e profissionalismo é o aspecto mais importante na escolha desse fornecedor. Ou seja, compensa pagar a mais por um serviço qualificado, que não trará dor de cabeça e imprevistos. Afinal, a comissão também vai querer curtir a festa de formatura, não é mesmo?

serviço buffet catharina
Imagem: Acervo Buffet Catharina

Por isso, atente-se à aspectos como a agilidade e cordialidade do atendimento, apresentação dos pratos e qualidade do menu servido. Avalie ainda, a qualidade dos itens usados para servir aos convidados, como pratarias, louças, talheres, taças, réchauds e travessas.

É importante observar ainda quais diferenciais o serviço de buffet pode oferecer, como por exemplo, salão de festas, o que certamente garantirá uma vantagem nas negociações.

Como montar o cardápio da festa de formatura?

O buffet será responsável pelas entradas, pelo jantar, lanches da madrugada, mesa de petiscos e café da manhã. Mas afinal, o que servir no buffet da festa de formatura?

Há eventos mais longos, onde é comum servir aperitivos na recepção, depois o prato principal, em seguida coquetéis e finger foods e, no decorrer da festa, alguns petiscos.

Para a definição das opções, uma dica é considerar a época do ano. Pratos quentes não são adequados aos meses de mais calor, assim como as saladas não combinam com o inverno.

Não se esqueça de que podem surgir convidados com restrições alimentares, como celíacos, intolerantes a lactose ou que tenham alergia a determinados ingredientes. Não se esqueça de que podem surgir também vegetarianos e veganos. Por isso, inclua pratos livres de carnes, glúten ou leite. A atenção aos detalhes é extremamente importante para a satisfação de todos os convidados.

menu formatura catharina
Imagem: Acervo Buffet Catharina
Opções para o menu de formatura
Ilhas temáticas

As ilhas temáticas são tendência e apresentam a culinária de cada país espalhadas pelas mesas do salão. Podem ser incluídas as cozinhas japonesa, italiana, americana, árabe, enfim… são diversas as opções, que inclusive podem ser mescladas, contribuindo para que os convidados não fiquem concentrados em um único local.

Coquetel

O coquetel é uma opção alternativa ao buffet completo. Essa escolha traz pequenas porções individuais e não exigem que os convidados precisem se sentar para comer. Podem ser incluídos petiscos frios e quentes, canapés, conjunto de massas e escondidinho de carne seca. O coquetel pode também ser oferecido antes da refeição principal. Outra opção são as frutas tropicais, que além de refrescantes, podem ser um complemento à decoração.

Jantar Tradicional

Geralmente, o jantar tradicional é dividido em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa. As saladas são opções comuns para a entrada, podendo conter desde folhas tradicionais e diversas, até combinações mais elaboradas. Outra opção são os embutidos e frios.

Para o prato principal, é importante diversificar as opções para atender a todos os paladares. Há uma grande variedade de carnes combinadas a diferentes molhos. Para acompanhar o prato principal, podem ser servidas guarnições, como risotos, purês, cremes e massas.

Com relação às sobremesas, podem ser incluídos pudins, tortas, mousses e sorvetes. Há sabores adocicados como o brownie e o petit gateau de chocolate, ou opções cítricas, como o mousse de maracujá ou tortinha de limão. Também podem ser oferecidos bombons, doces e frutas cobertas com chocolate.

Café Colonial

Uma ótima pedida para encerrar a festa de formatura é o café colonial. Nesse menu, são servidos chás, cafés, tortas e bolos. Podem-se incluir também pães, frios e doces típicos.

Acesse nosso site e solicite um orçamento. O nosso serviço de buffet atende tanto em nossos salões, quanto em qualquer outro ambiente indicado por você. Curta nossa página do Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *