Como definir a lista de convidados do casamento

Tempo de leitura: 2 minutos

Pergunte a qualquer casal de noivos qual é a parte mais trabalhosa de organizar um casamento. Certamente a resposta será unânime: a lista de convidados! Esse é o primeiro passo na organização do casamento, pois, é a partir da quantidade de convidados que os noivos poderão definir o espaço, a decoração, o buffet, os convites, dentre outros itens.

casamento Buffet Catharina Lista de Convidados
Leonardo Pedone Fotografia © 2015 / Acervo Buffet Catharina

Muitos noivos têm dificuldades em conciliar sua lista de convidados com a lista dos pais. É uma árdua tarefa definir os convidados que são essenciais. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha.

Pré-seleção

Divida os convidados por grupos: família do pai, família da mãe, família do sogro e da sogra, amigos do noivo e da noiva, amigos em comum e colegas de trabalho. Coloque todos os nomes. Assim fica mais fácil visualizar a proporção de cada lista.

Proximidade

Use perguntas-chave do tipo: com que frequência vejo essa pessoa? Nos falamos ou trocamos mensagens regularmente? Nos vemos ou falamos em nossos aniversários, natal e outras datas importantes? Crie marcadores na sua lista de convidados, dividindo seus convidados entre aqueles que não podem faltar e aqueles que tem a consideração dos noivos, mas não tem uma relação tão próxima assim.

Orçamento

Defina para quantas pessoas será a festa de casamento de acordo com a sua planilha financeira e com a capacidade máxima do local, antes de abrir a lista para que os pais e outros parentes possam sugerir nomes. Essa questão precisa estar bem definida entre os noivos para evitar que o número se estique muito com novas inclusões.

Por mais populares que você e o noivo sejam, lembrem-se que o casamento de vocês ainda é um momento íntimo. Por isso, o ideal é que façam parte desse dia as pessoas que realmente se importam com a felicidade de vocês!

Cota

Crie uma cota de convidados para os seus pais e os pais do noivo e deixe claro que esse número é inflexível. Além disso, ressalte que, ainda assim, a palavra final será de vocês. Se a família for muito grande e for preciso cortar alguns nomes, vale convidar apenas um representante, como por exemplo um primo mais próximo em nome dos tios e todos os filhos.

Eventualidades

É importante deixar uma margem para convidados de última hora, caso vocês se lembrem de alguém ou surja algum convidado novo, como o namorado novo da sua melhor amiga, ou um novo chefe. Lembre-se que existe uma quebra na presença do número de convidados em torno de 15% do total da sua lista na hora de fechar os seus fornecedores.

Leia também: Como escolher a data do casamento.

Acesse nosso site e conheça nossas opções para que o seu casamento seja inesquecível!  Acesse nossa página do Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *