6 respostas para as dúvidas mais comuns sobre formatura

Tempo de leitura: 2 minutos

São muitas questões envolvidas na organização da formatura. Por isso, escolhemos  as dúvidas mais frequentes dos formandos para te ajudar nessa missão. Confira!

Com quanto tempo de antecedência a turma deve começar a organizar a formatura?

Algumas turmas começam a se movimentar desde o começo da faculdade, mas a metade do curso seria o ideal. Ou seja, esse período é suficiente para arrecadar fundos e reservar os locais e fornecedores desejados.

A comissão de formatura deve ser formada por quantos alunos?

Em uma turma de até 30 formandos, a Comissão de Formatura pode ser composta por seis alunos (Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiros, Relações Públicas e Secretário).

Como arrecadar fundos para a formatura?

Os fundos para a formatura podem ser arrecadados por meio do pagamento de mensalidades e de arrecadações extras, como rifas, brindes e eventos. Para isso, é importante saber o perfil da turma e o montante total que precisa ser arrecadado. Assim, será possível distribuir da melhor maneira dentro do período de arrecadação sem pesar para ninguém.

Qual é a função do orador?

Ele é o formando eleito pela turma para representá-la na Colação de Grau. Ou seja, será o responsável por fazer um discurso que fale da trajetória do curso e das perspectivas da turma para esta nova etapa.

Como eleger o patrono? E o paraninfo?

O patrono é um professor considerado pela turma como uma referência profissional, ou seja, alguém que seja admirado pelos formados. Já o paraninfo é o padrinho da turma, portanto, deve ser escolhido um professor que os formandos tenham uma relação mais próxima e carinhosa.

Qual a cor da faixa do meu curso?

As cores oficiais das becas e das pedras preciosas obedecem a um critério definido pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e pelo MEC, mas pode variar de uma um estado para outro. As cores designadas para as faixas se referem às áreas do conhecimento: O vermelho representa Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Já o verde, simboliza Ciências Biológicas e da Saúde. A cor azul foi escolhida para Ciências Exatas e da Natureza.

Acesse nosso site e conheça nossas opções para uma formatura inesquecível. Acesse nossa página do Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *